Área restrita SIGIC

O Instituto Compartilhar em parceria com o Instituto Esporte Mais, membros da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), estiveram juntos nesta terça-feira, 16, em um evento ao vivo para conversar sobre os desafios que as mulheres enfrentam no esporte.

A live deu continuidade às discussões do último Tempo Técnico, que aconteceu entre os dias 09 e 10 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 

No encontro, foram abordados diversos pontos que ainda influenciam as mulheres em suas escolhas esportivas, como questões histórico-culturais, preocupações com relação à segurança e igualdade de gênero e também os desafios da inserção e permanência das mulheres no esporte.

Para Jessyca Rodrigues, líder do Instituto Esporte Mais e do projeto Empoderamento de Mulheres - Futebol pela Igualdade, participar da live junto com a equipe do Compartilhar foi um momento muito enriquecedor: “ter a oportunidade de dividir nosso aprendizado nesses cinco anos com a equipe do Compartilhar é muito gratificante, pois contribui para uma visão mais ampla e auxilia na busca de alternativas de adaptação de treinamento e de aulas para as meninas. Na live, vimos que os desafios são os mesmos, independente da região do país que estamos inseridos. É uma ponte entre o sul e o nordeste que se firma, e a gente está aí, abertos para mais troca de conhecimento e para aprendermos juntos!”.

Já para Alexandro Martins, coordenador de projetos do Compartilhar, o tema é muito interessante de abordar com os professores:

“Hoje vemos que a mulher vem ganhando um espaço merecido em diversas áreas, e inserir essa questão em nossas práticas pedagógicas é essencial para que essa evolução continue acontecendo com intensidade. Perceber que a mulher precisa ser respeitada em todas as áreas e principalmente dentro das nossas atividades diárias, faz com que a gente trabalhe para um ambiente adequado, no qual elas possam praticar as atividades esportivas com tranquilidade. Isso faz parte do nosso objetivo, que é o desenvolvimento humano por meio do esporte”.

O coordenador ainda complementa que, “a Jessyca com seu conhecimento e experiência, nos trouxe além de esclarecimentos sobre algumas questões abordadas em nosso Tempo Técnico, diversas formas de observar e trabalhar para que as meninas sintam-se bem e confortáveis no ambiente e que gostem de participar das aulas. Foi uma tarde muito especial, que com certeza iremos repetir muito em breve".