Área restrita SIGIC

Nos últimos dias 09 e 10 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, aconteceu o primeiro Tempo Técnico do ano, que teve como tema principal “Mulher e Esporte”. 

O evento que promove a interação e a troca de conhecimentos entre os professores e coordenadores dos projetos, marcou a retomada das atividades online do Compartilhar e foi embasado pelo material “Como fazer as meninas jogarem e continuarem jogando”, desenvolvido pela Nike - Feita para Jogar e pela We Coach (clique aqui e confira). 

Nos encontros, foram abordadas as principais dificuldades enfrentadas durante as aulas e como os professores podem incentivar mais a participação das meninas nas atividades. Além disso, foram realizadas discussões sobre comportamentos que merecem atenção e/ou precisam ser desenvolvidos para contribuir na construção de uma sociedade mais igualitária. 

Para Ana Elisa Caron, coordenadora de projetos, a alta participação dos professores demonstra o interesse deles em estar em constante evolução. “Essa temática não está diretamente relacionada ao ensino técnico do voleibol, mas está ligada ao ensino de habilidades socioemocionais enfatizada pelo Instituto Compartilhar. Tenho certeza que as reflexões que fizemos serão levadas também para as práticas nas aulas de educação física de cada um dos professores, contribuindo para a inclusão e a permanência de mais meninas em atividades esportivas”. 

Complementando o posicionamento de Ana, a também coordenadora de projetos, Kátia Keller, falou que o Tempo Técnico é um excelente meio de estar próximo dos professores, principalmente neste período de pandemia: 

“Os professores se sentem acolhidos e nós conseguimos dar uma atenção especial às dificuldades e necessidades deles. O evento neste formato online é ótimo, pois traz um tom de conversa, perdendo aquela formalidade toda. Isso facilita a troca de experiências, faz com que todos sintam-se à vontade para compartilhar seus pensamentos e participem ativamente de todo o processo, enriquecendo nossas discussões”.