Área restrita SIGIC

Programa Socioesportivo

O Programa Socioesportivo é a nossa principal atividade e é composto pelo projeto Vôlei em Rede, que soma 38 núcleos localizados nas 23 cidades espalhadas pelos cinco estados que estamos presentes. A principal característica é o trabalho em rede, unindo esforços entre parceiros públicos e privados que facilitam a realização das atividades.

Atualmente, são beneficiados cerca de 3,2 mil crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos, prioritariamente estudantes de escolas públicas.

Mais do que um professor de educação física que goste de esporte e de trabalhar com esta faixa etária, nossos profissionais assumem o compromisso de formação como educadores atuam como referências para os nossos alunos. Trata-se de um processo formativo, o professor ou professora deve ser o exemplo de postura e conduta durante as aulas.

Todos os professores participam do credenciamento da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol para ministrarem aulas nos padrões estabelecidos. A partir daí, ao assumirem as turmas, contam com uma estrutura de coordenadores que acompanham os núcleos por meio de relatórios mensais e, à distância, conversam constantemente com eles.

Além disso, os coordenadores realizam visitas técnicas aos núcleos para esclarecer in loco as dúvidas e dificuldades dos professores. A equipe é constituída em sua totalidade de profissionais formados em educação física, sendo a maior parcela vinculada ao poder público. Apenas os professores do do Núcleo Central – Curitiba do projeto Vôlei em Rede são contratados do Instituto Compartilhar.

Atualmente, são beneficiados cerca de 3,2 mil crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos, prioritariamente estudantes de escolas públicas

Projeto Vôlei em Rede

Maior projeto do Instituto Compartilhar em total de núcleos, o Vôlei em Rede tem como característica oferecer aos alunos apenas a modalidade do voleibol. Como forma de valorizar a escola pública e seu papel como agente transformador, o projeto é implantado no contraturno escolar oferecendo a prática esportiva de qualidade como elemento facilitador deste processo. Dos 38 núcleos que compõem este projeto, apenas três não são realizados em escolas públicas.
Acesse nosso quadro geral de núcleos aqui.

Programa de Formação

As Clínicas IC buscam difundir a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol para profissionais e acadêmicos de educação física. O formato inclui aulas teóricas intercaladas com aulas práticas para facilitar a assimilação dos conteúdos por parte dos participantes. Assim, busca-se uma participação ativa de todos, gerando uma troca de experiências enriquecedoras, principalmente, na adaptação da metodologia a diferentes realidades. As clínicas são realizadas em diversas partes do Brasil em formatos diferentes – 8 a 30 horas – conforme a necessidade do interessado.

Se você quer promover uma clínica na sua cidade, entre em contato conosco.

Para conferir saber mais sobre as Clínicas, clique aqui.

Os Cursos IC, acontecem em formato presencial ou remoto, com diferentes cargas horárias. Os temas abordados variam de acordo com o curso, passando por assuntos da nossa metodologia, do esporte e do ensino de valores.

Para saber os Cursos IC disponíveis, clique aqui.

Este programa visa promover uma melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes, utilizando iniciativas educacionais e preventivas. Em uma linguagem atualizada, com a qual o público infanto-juvenil encontra identidade, e com depoimentos de vários atletas de alto rendimento, o programa aborda temas ligados à sua realidade e apresenta o esporte como uma melhor opção.

A primeira etapa do Programa Escolha Certa foi a publicação do guia Esporte sem Álcool em 2006, criado em parceria com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) de São Paulo, e dando foco a um assunto ainda importantíssimo atualmente. Em 2010, a partir das pesquisas realizadas com professores de escolas, o tema Cultura de Paz foi o escolhido. Em parceria com o Projeto Não-Violência de Curitiba/PR, criamos um portal para fornecer todo o conteúdo do programa Escolha Certa – Esporte sem Violência – guias, vídeos, sugestões de exercícios e atividades – gratuitamente a qualquer interessado em trabalhar o tema em suas realidades. Acesse: www.programaescolhacerta.com.br.