Área restrita SIGIC
 

Os Núcleos do Instituto Compartilhar na cidade de Itu em São Paulo retornaram às aulas no mês de maio e junho de 2021, respeitando todos os protocolos de higiene estabelecidos pelo município e com as atividades adaptadas.

Depois de um ano sem atividades presenciais devido à pandemia do coronavírus, os Núcleos Vila Progresso e Cidade Nova, em Itu/SP, retomaram as aulas no dia 25 de maio, com atuação dos professores Fernanda Fonsatti Nackbar e Jorge Luiz Martins da Silva. E o Núcleo Dirceu Cordeiro, no dia 21 de junho, com a professora Alessandra Martins de Castro Magalhães. Antes da abertura das atividades, foi realizada uma reunião com os pais e responsáveis dos adolescentes para explicar os protocolos e as adaptações necessárias que deveriam ser seguidas para uma volta com segurança. 

Elaine da Conceição Ribeiro, mãe da aluna Thayane Mazurchi Camargo, contou o que achou da reunião e como foi a volta da filha às atividades do Compartilhar “Eu achei a reunião muito importante e bem explicativa. Tirou as minhas dúvidas e só aumentou a expectativa da Thayane para começar. É um projeto muito legal e importante para o futuro das crianças, porque além de ensinar, dá incentivo para o futuro caso queiram prosseguir. E é muito bom ver a empolgação dela, já que ela nunca participa de nada, por ser muito tímida. Quando a Thayane disse que era a melhor do time, adoramos, pelo fato de ela demonstrar empolgação”. 

Para a professora Alessandra de Castro, responsável pelo Núcleo Dirceu Cordeiro, o comentário não é muito diferente: 

“O retorno das aulas foi muito esperado por parte dos alunos e, também, da minha. Depois de um longo período de paralisação das aulas, infelizmente muitas crianças perderam o contato com o Projeto, seja por troca de número de telefone ou mudança de bairro e cidade. Mas os alunos que mantiveram contato estão retornando aos poucos, com todos os cuidados. Nós providenciamos adaptações para cumprir os protocolos e temos contado com a colaboração de todos os alunos no cumprimento das novas regras. A alegria com o retorno é visível em todos - alunos, professores, funcionários do ginásio e as famílias que também apoiam a volta das aulas presenciais. Nossa rotina nas aulas mudou bastante, os alunos precisam cumprir os protocolos de higienização já na entrada, são lembrados todos os dias de manter o distanciamento uns dos outros, principalmente na hora da fila nos exercícios, que é o momento em que eles mais precisam ser lembrados de manter o distanciamento. Estou seguindo o planejamento de retorno, em alguns momentos são inseridas algumas adaptações principalmente devido ao número reduzido de alunos que  estamos atendendo no momento, apenas 30% das vagas. Alguns exercícios também estão sendo alterados, dependendo da turma do vôlei que está sendo realizado”.  

Alessandra ainda complementa, que a motivação é enorme, e que apesar do momento crítico que ainda vivemos, temos a esperança de que as aulas não sejam mais interrompidas e que em breve a vacina chegue para todos. Assim, como os demais Núcleos possam voltar logo logo. Desejamos a todos um bom retorno e permanecemos na torcida para a retomada dos demais!