Área restrita SIGIC

28 de fevereiro

O final de fevereiro foi de muita alegria para alunos e professores do Instituto Compartilhar. Os núcleos Ricardo Albuquerque, Quintino, Coelho Neto, Leblon e Ramos do Rio de Janeiro/RJ, núcleos Dirceu Cordeiro e Vila Progresso de Itu/SP e Núcleo Natal/RN, todos do projeto Vôlei em Rede, retornaram suas atividades.

"Iniciamos o ano com bom número de inscritos apesar das aulas municipais ainda não terem começado. Já temos turmas lotadas com os alunos que já frequentavam o projeto em 2022 e esperamos lotar todas as turmas. Um ponto positivo até agora foram as inscrições para as turmas matutinas que nos surpreendeu", conta o coordenador local do Núcleo Natal/RN, Claudio Araújo, que acontece no Natal Volley Club desde 2006.

Para celebrar esse momento de retorno das férias de verão foram realizadas atividades de integração entre os alunos novos e antigos, reuniões com pais e professores para falar do planejamento do ano e muito jogo de vôlei, a depender da programação específica de cada localidade. 

"Começamos as aulas no Núcleo Vila Progresso (Itu/SP) com as turmas de Mini 2x2 e Mini 3x3. As crianças estavam empolgadas e ansiosas, algumas são novas no projeto e estavam um pouco nervosas com a expectativa. Na turma Mini 2x2, fiz com que os que já estavam ano passado ‘adotassem’ um aluno novo e todos se divertiram e amaram a aula. Eu também fiquei muito feliz com o início das aulas, foi uma quantidade legal de alunos e me falaram que saíram felizes", contou a professora Fernanda Fonsatti que ministra as aulas do projeto que acontece na Escola Municipal Olga Benário Prestes.

Alegria também compartilhada pelos alunos que já fazem parte do projeto com os alunos novos. "Minha expectativa é que seja um ano de diversões, aprendizados. Espero que outras crianças possam conhecer o projeto, aproveitando essa oportunidade de praticar o esporte e estar no projeto Vôlei em Rede”, disse a aluna Thayla Candido Soares, de 13 anos, Núcleo Dirceu Cordeiro - Itu/SP. 

PROJETO VÔLEI EM REDE – Desenvolvido pelo Instituto Compartilhar, o projeto socioesportivo Vôlei em Rede atende mais de 3,2 mil alunos, prioritariamente de escolas públicas, nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Natal. Seu objetivo é estimular o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos, por meio do esporte associado à educação de valores e dentro dos princípios da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. 

São parceiros do projeto Vôlei em Rede:

- Núcleo Natal/RN: Prefeitura do Natal, Natal Volley Club e Colégio CEI.

- Núcleos Itu/SP: Prefeitura de Itu, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.


- Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Enauta, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.