Área restrita SIGIC

Depois das férias do meio ano, os alunos do projeto Vôlei em Rede no Paraná retornaram às aulas nesta segunda-feira (25). São mais de 1400 crianças de adolescentes que fazem aulas em 17 núcleos distribuídos em todas as regiões do estado para aprender o esporte e também os valores fundamentais para boa convivência em sociedade e construção de um mundo melhor.

O retorno às quadras foi um momento de muita emoção para a criançada. O aluno da categoria Vôlei do Núcleo Guarapuava, João Victor Silva, de 14 anos, contou que sua expectativa para este segundo semestre é grande. “Eu estava bem ansioso para a volta dos treinos, porque gosto muito. Estou muito animado para os eventos que acontecerão”, disse.

Já o Rafael Varela, de 12 anos, aluno da categoria Mini 3x3, do Núcleo Campo Largo, contou o que espera desta segunda etapa do ano e garantiu participar de todas as atividades do projeto. "Espero continuar aprendendo, jogando e me divertindo com meus amigos no projeto. Quero participar de todas as atividades, que são sempre muito legais, e principalmente quando tem festival ", afirmou.

Essa animação também empolga seus professores que não viam a hora de rever seus alunos. “Estou com muitas ideias para organizar os eventos, pois a empolgação dos alunos me deixa ainda mais animada para isto. Já vamos fazer reunião aqui no núcleo, com alunos e responsáveis, para que todos conheçam toda logística deste segundo semestre e então não percamos tempo”, contou a professora Valdinéia Lemos, do Núcleo Guarapuava.

Para a professora Gabriele Benetti, do Núcleo Central - Curitiba, é gratificante ver a importância do esporte na vida dos alunos e como eles lidaram com a sua falta durante as férias. “Senti que os alunos estavam com saudades das aulas e demonstraram estar interessados pelos treinos. Quando chegaram nas aulas contando sobre as férias, alguns comentaram que treinaram vôlei com suas famílias e que a experiência foi divertida. Fico muito contente de ver o entusiasmo e alegria dos alunos querendo aprender mais sobre o esporte”, contou.

Cada uma dessas atividades foi devidamente planejada pelos professores, com o apoio dos coordenadores e escolas. O objetivo é continuar os trabalhos já realizados no primeiro semestre do ano e manter os alunos motivados.

“Esse semestre será uma sequência do que foi realizado no primeiro, com alunos cada vez mais motivados e participativos. Acredito que a sequência das aulas juntamente com atividades diferenciadas, principalmente os festivais, vão acrescentar muito para os alunos”, explicou a professora Maria Helena do Núcleo Campo Largo.

A volta às aulas marcou momentos de encontros de muita alegria por estarem todos juntos fazendo o que tanto amam, a prática e o ensino do voleibol. “Fico muito feliz por ter voltado das férias e estar participando das aulas do vôlei novamente, espero que tenhamos mais festivais, aula dinâmicas, jogos e competições. Jogar vôlei é a minha paixão e poder aprender mais com o projeto é muito bom”, comemorou Lorenna dos Santos, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei no Núcleo Central - Curitiba.

As aulas são gratuitas para os alunos das escolas públicas estaduais parceiras do Instituto Compartilhar nos municípios de Campo Largo, Cascavel,Cianorte, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Guaratuba, Londrina, Maringá, Ortigueira, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Ribeirão do Pinhal, Telêmaco Borba e Toledo. Em Curitiba, as aulas acontecem no ginásio do Campus da Paraná Esporte.

Os parceiros do Projeto Vôlei em Rede no Paraná são: Governo do Paraná, Stone, Itaú, Colégio Positivo, Klabin, B3, Bosch, Supermercados Condor, Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C, Sysmex, Arotubi, Berneck, Schattdecor, Honda Prixx, Servopa, Alfama, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo de Esporte.