Voleibol adaptado promove interação entre crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede e idosos do Sesc Portão no Núcleo Central – Curitiba/PR
[caption id="attachment_8684" align="alignleft" width="300"] Jogos de Câmbio promovem interação entre crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede e Idosos do Sesc Portão.[/caption]
Na terça-feira, dia 29 de agosto, o Núcleo Central – Curitiba/PR recebeu uma visita bastante especial. A equipe de Câmbio, do Sesc Portão, foi até o campus da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, onde acontecem as aulas de minivôlei do projeto Vôlei em Rede, para trocar experiências com as crianças e adolescentes. O encontro foi repleto de esporte e muita energia.
A tarde começou com uma explicação sobre o esporte (câmbio) aos alunos e uma partida demonstrativa para que as regras ficassem claras. Depois disso, a garotada entrou em quadra com a equipe de idosos e a diversão foi garantida. A primeira turma a curtir a modalidade foi da categoria Mini 4x4 (13 anos) e, segundo a professora Rosana Rocha, a atividade foi bastante importante: “essa turma, em especial, trabalha com o valor respeito (de acordo com a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol). Para eles, respeitar um novo esporte e um novo ritmo é muito interessante”, contou.
[caption id="attachment_8683" align="alignright" width="300"] Partidas de voleibol adaptado surpreendem adolescentes e animam a tarde.[/caption]
A equipe do Sesc Portão não participa de competições e tem como principais objetivos a prática do esporte e a qualidade de vida. A atleta Inês da Costa, 67 anos, participa há sete anos do time e contou que não praticava nenhum esporte antes. Para ela foi superinteressante poder jogar com as crianças. “Foi ótimo, uma experiência nova, gostei muito!”, disse Inês.
A analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, ressaltou o valor de uma visita como essa: “além da integração de duas gerações bem diferentes e a novidade na modalidade, é possível observar como o esporte pode te acompanhar em todos os momentos da vida”. Kátia também falou sobre o trabalho de valores: “em todos os momentos dá para ver, por exemplo, a questão do respeito com os mais velhos e a autonomia de saber lidar com os desafios”.
[caption id="attachment_8685" align="alignleft" width="300"] Encontro de atletas de Câmbio com alunos que praticam minivôlei no Núcleo Central – Curitiba/PR proporciona trocas de experiências entre gerações.[/caption]
A atividade foi bastante positiva, tanto para os alunos, quanto para os idosos. Todos adoraram a visita e pediram por mais ao final dos jogos. O câmbio, também conhecido como voleibol adaptado, é um esporte normalmente praticado entre a melhor idade. Com nove jogadores em cada equipe, o atleta deve agarrar a bola e seguir a regra de no mínimo dois e no máximo três passes de bola para que ela atravesse a rede, e cada vez que isso acontecer a equipe realiza o “câmbio”, quando os jogadores trocam de posição.
Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná: Governo do Paraná e via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte: Unilever, Klabin e com apoio da Sanepar.
Fotos: Divulgação IC.