Área restrita SIGIC

20/02/2024

As atividades do projeto Vôlei em Rede deste ano no estado de São Paulo estão retornando de maneira gradual, respeitando o calendário e cronograma das escolas onde os núcleos funcionam. Os primeiros a retornarem às quadras foram o Núcleo Dirceu Cordeio – Itu, no dia 05 de fevereiro, e Núcleo Conceição - Diadema, no dia 20 de fevereiro.

No Núcleo Dirceu Cordeiro, a parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e a continuidade da professora do local no projeto, permitiu que as aulas começassem mais cedo. Isto também porque o uso do espaço não depende do início do calendário escolar.

“Esse ano nós tivemos alguns ajustes de grade horária e já estamos com uma turma cheia. Muitos são novos alunos, porém a maioria é de matrículas remanescentes, o que deixa a gente muito contente pela continuidade no Vôlei em Rede. Além da alegria de receber novos alunos que terão a oportunidade de estar nesse projeto fantástico, aprendendo valores e compartilhando com amigos as várias histórias”, disse a professora Alessandra Castro Magalhães do Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP.

“A volta às aulas me deixou muito animado, pois estava com muita saudade de jogar e ver meus amigos. Gostei também dos novos colegas que entraram no projeto, que eu possa sempre fazer novas amizades”, contou Gabriel Domingues, de 13 anos, aluno da categoria Vôlei no Núcleo Dirceu Cordeiro.

Já aluna Giulia Modesti, de 12 anos, aluna de Mini 4x4 no mesmo núcleo, foi além e contou suas expectativas para o ano de 2024.  “Estava com muitas saudades dos meus amigos, dos passeios, do próprio vôlei, das brincadeiras, exercícios e outras atividades. Minha expectativa é que eu melhore e que consiga jogar muito bem e evoluir cada vez mais, e também espero cumprir os valores da minha turma e ser uma aluna exemplar”, disse.

Os demais núcleos que funcionam na cidade, Vila Progresso e Cidade Nova, devem retornar no dia 05 de março, porque dependem do início das atividades escolares e do credenciamento dos novos professores, Francisco Cledalberto Vieira Lima e Aílton Donizete Libânio.

Em Diadema/SP, as aulas começaram no dia 20 de fevereiro após um trabalho de estruturação das turmas por faixa etária, de acordo com o que é trabalhado na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. Paralelo a isto, o professor João Nascimento também realiza a divulgação em escolas próximas ao Ginásio Poliesportivo Vila Conceição, onde acontecem as aulas do Núcleo Conceição para preenchimento das vagas restantes. Lembrando que, mesmo acontecendo fora de um ambiente escolar, as vagas são preferencialmente para alunos de escolas públicas com idade entre 9 e 15 anos.

Já em Campinas, também no estado de São Paulo, as aulas do Núcleo São Domingos retornam no dia 04 de março, após divulgação dentro da escola e a realização das matrículas.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos São Paulo: Prefeitura de Campinas, Prefeitura de Diadema e Prefeitura de Itu; Volvo e Stone via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata. A Sanasa é apoiadora em Campinas.