Visita técnica reforça vínculos com o Núcleo Conceição e amplia perspectivas para o projeto em São Paulo

05/06/2025
No dia 5 de junho, o coordenador de projetos do Instituto Compartilhar Alexandro Martins realizou uma visita técnica ao Núcleo Conceição em Diadema/SP, com o objetivo de acompanhar de perto o andamento das atividades do projeto Vôlei em Rede, fortalecer o vínculo com os parceiros locais e realizar a entrega de materiais pedagógicos e uniformes.
Acompanhamento das aulas e entrega de materiais
Durante a visita, o coordenador Alexandro acompanhou as aulas conduzidas pela professora Jaqueline Maciel em duas turmas do projeto. O momento também marcou a entrega dos novos uniformes dos alunos e professores, além de garrafinhas, bolas, cadernos pedagógicos e manuais para alunos e responsáveis. A ação reforçou o senso de pertencimento e o compromisso com a qualidade do trabalho desenvolvido.
“Eles estavam aguardando ansiosamente a chegada dos novos uniformes. Para eles, isso é muito mais do que uma camiseta: é a sensação de fazer parte de um grupo. Eu fico muito feliz em fazer parte deste universo do projeto e do voleibol em si.”
— Jaqueline Maciel, professora do Núcleo Conceição
Reunião com a Secretaria de Esportes e planos de expansão
Ainda pela manhã, a equipe do Instituto foi recebida na Secretaria Municipal de Esportes pelo Secretário Adjunto Renato Gomes Moreira e por toda a equipe técnica, incluindo Renato Lino (diretor de esportes), Mazinho de Assis (chefe de serviço), Fernando Millaré (coordenador do Programa Escola de Esportes) e os professores Jaqueline Maciel e Celso Carlos Massotti.
Durante o encontro, foram discutidos os avanços do projeto na cidade e as possibilidades de ampliação do número de núcleos do Vôlei em Rede no município.
“Desde o início da parceria com o Instituto Compartilhar, o projeto tem crescido muito e se tornou motivo de orgulho para a cidade. A estrutura, os materiais, os cadernos de aula e o acompanhamento técnico são diferenciais que fazem a diferença. Já estamos estudando a abertura de novos núcleos.”
— Fernando Millaré, coordenador do Programa Escola de Esportes Diadema/SP.
Suporte técnico e fortalecimento da metodologia
A presença do coordenador Alexandro Martins foi essencial para acompanhar o trabalho pedagógico e fortalecer a aplicação da Metodologia Compartilhar. A visita reafirma o compromisso do Instituto com o acompanhamento técnico constante e a valorização das equipes locais

São parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Diadema/SP: Prefeitura de Diadema; Volvo Lapônia e Instituto Stone via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além da equipe Vôlei Renata e Azul Linhas Aéreas.