Área restrita SIGIC

07/12/2023

O tradicional passeio ao Panorâmico Parque Clube, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba/PR, marcou o encerramento das atividades do ano para os alunos do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Central Curitiba. Ao todo, 142 crianças e adolescentes, 05 pais e 10 profissionais de coordenação, professores e estagiários aproveitaram o dia nas piscinas, toboáguas e quadras do espaço, que também ofereceu almoço e toda a infraestrutura necessária para que o dia ficasse na memória de todos.

“O dia de hoje está muito legal, eu fiz novas amizades e estou me divertindo bastante. É muito legal participar do projeto, eu amei o lugar das aulas assim que cheguei. Eu gosto muito das professoras, aprendi manchete, a jogar bem com elas e a dar valor aos projetos que participamos, porque tem gente que não tem acesso”, disse a pequena Sophia Marques dos Santos, de 9 anos, aluna da categoria Mini 2x2 no Núcleo Central.

Alegria que pode ser sentida do começo ao final do dia em todos que participaram da atividade especial. “Os alunos ficaram superanimados quando confirmamos o passeio para eles. A gente já adianta a programação deste dia durante o ano para que eles caprichem nas notas e não tenham nenhum tipo de transtorno, já que ele acontece quando a maioria das escolas está em período de recuperação de final de ano. Até os pais comentaram com a gente que eles estavam ansiosos pelo passeio e ficam perguntando quando será”, disse a professora, Gabriele Benetti.

Para Damaris Parralego Souto, mãe da aluna Sophia Parralego e Silva, de 10 anos, da categoria Mini 2x2, o dia superou as expectativas e mostrou porque a filha adora as aulas do projeto. “O meu termômetro é a minha filha e ela simplesmente adora o projeto, diz que as professoras são muito bacanas e amigas dela. Acabei vindo acompanhar o passeio para conhecer e estou achando tudo incrível, os professores cuidam muito das crianças. Da próxima vez sou capaz de deixá-la (sua filha) vir sozinha com eles de tanta confiança que temos nos professores, o local também é uma delícia. Além disso, o projeto é lindo e muito bacana, o incentivo ao esporte é fundamental porque você pode estar tirando muitas crianças de um caminho mais perigoso, principalmente na adolescência, e colocá-los no esporte, que tem a ver com saúde”, destacou.

Já Eliane Francino da Silva, mãe da aluna Yasmin Vitória Francino da Silva, de 10 anos, da categoria Mini 2x2, o passeio foi maravilhoso e o projeto tem sido positivo para o desenvolvimento da filha. “A Yasmim está há seis meses no projeto e melhorou em tudo, no respeito com os amigos e na relação dela com as pessoas. As professoras são maravilhosas e se colocam como amigas das crianças e isso deixa elas com confiança e sem medo de falar para conversar. Na escola eu também percebi diferença, principalmente porque ela se sente mais confiante para participar de atividades em grupo e hoje vejo que ela se abre um pouquinho mais, além de entender que existem pessoas diferentes dela”, contou.

Para ela, o passeio surpreendeu positivamente e trouxe ainda mais confiança no cuidado dos professores com a filha. “Eu adorei a preocupação dos professores que estão sempre circulando e perto das crianças, até no cuidado de fazê-las passarem protetor solar. Eu estava muito insegura de mandar a Yasmin sozinha, mas chegando aqui vi que não precisava, que eles cuidam muito bem de todos”, destacou.

Segundo o coordenador pedagógico do projeto Vôlei em Rede no Paraná, Josmar Coelho, esse tipo de evento representa também a conclusão de um ano de trabalho e dedicação dos professores, estagiários e alunos. “Os alunos vão para os projetos a fim de aprender técnicas e valores do Minivôlei, e acabam participando de uma atividade diferente, o que é muito positivo!”, contou.

Além disso, o dia também marca a despedida daqueles alunos que já completaram 15 anos e deixam de ser atendidos pelo Vôlei em Rede. “A gente está tentando não lembrar, mas no final do dia sabemos que vamos sair chorando porque é o nosso último dia no projeto e está sendo incrível poder estar aqui com quem a gente gosta”, contaram as alunas Julia Wirbiski Assumpção, Ana Luiza Karasauskas Farias e Lanna Gabrielly Almeida da Silva, todas de 15 anos e alunas da categoria Vôlei no Núcleo Central.

Para elas, as aulas do projeto Vôlei em Rede contribuíram para o seu crescimento pessoal. “Participar foi a melhor experiência que tive na minha vida, os profissionais são ótimos e o aprendizado foi muito grande. Os professores incentivam muita nossa evolução e estão sempre torcendo pela gente, o que é muito importante para a gente”, disse Julia.

“Foi incrível, eu conheci muitas pessoas que se tornaram muito importantes para mim e foram dois anos incríveis. O projeto abre muitas portas para a gente, nós conseguimos ter uma visão muito melhor sobre o esporte”, reforçou Lanna. As três amigas pretendem seguir praticando o esporte que aprenderam a amar.

As aulas do projeto Vôlei em Rede no Núcleo Central em Curitiba retornam dia 19 de fevereiro de 2024 com mais ensinamentos sobre o esporte e os valores fundamentais para o desenvolvimento humano dos alunos. As matrículas para o próximo ano devem ser feitas diretamente na secretaria do Núcleo entre os dias 05 e 08 de fevereiro.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, e Volvo, Itaú, Klabin, Stone, Rumo, Colégio Positivo, S&C Electric Brasil, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Arotubi, Vianmaq, Sysmex e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.