Área restrita SIGIC
[caption id="attachment_7960" align="alignleft" width="300"]Adolescentes da categoria Super Vôlei comemoram a chegada no parque aquático Wet’n Wild e dão início as comemorações de formatura. Adolescentes da categoria Super Vôlei comemoram a chegada no parque aquático Wet’n Wild e dão início as comemorações de formatura.[/caption] Vários aprendizados por meio do voleibol, incorporação de valores fundamentais para a convivência em sociedade, dezenas de amizades e infinitos momentos marcantes no projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: é assim que encerra o ciclo de 28 alunos da categoria Super Vôlei do Núcleo Central, em Curitiba, que atingiram a idade máxima de participação nas aulas. E para fechar com chave de ouro, eles se organizaram, planejaram ações para arrecadar recursos financeiros e conseguiram viabilizar uma inesquecível viagem de formatura com uma programação recheada de atividades especiais e com o propósito principal de assistir a um jogo da Superliga Masculina de Voleibol, afinal de contas, essa galera gosta mesmo do esporte. A aventura foi em Campinas/SP, entre os dias 16 e 18 de fevereiro. [caption id="attachment_7961" align="alignright" width="300"]Ex-alunos visitam fábrica da Brasil Kirin. Ex-alunos visitam fábrica da Brasil Kirin.[/caption] A primeira parada (17) foi em um dos maiores parques aquáticos do Brasil, o Wet’n Wild, onde os alunos puderam se divertir e aproveitar um dia quente e ensolarado nas diversas áreas de lazer e piscinas do local. No dia seguinte, os adolescentes realizaram o Tour Brasil Kirin pela fábrica da empresa de bebidas em Itu/SP, conheceram mais sobre sua história e descobriram as curiosidades do processo de fabricação dos refrigerantes. Quando a noite chegou, foi hora de assistir de perto uma das maiores competições de voleibol. O jogo entre os times Vôlei Brasil Kirin e Montes Claros contagiou a torcida curitibana que aproveitou a oportunidade para registrar o momento ao lado dos ídolos como o campeão Olímpico Maurício Souza e os dois ex-alunos do Instituto Compartilhar: os líberos Gian Felipe de Moraes e Guilherme Kachel. "A experiência foi boa para mim, uma das melhores, pois conheci a fábrica de refrigerantes que marcou minha infância. O jogo também foi muito legal porque tive a chance de ficar perto de um campeão Olímpico e de um time inteiro. Mas o melhor foi passar o tempo com todos”, contou André Luis Kerschbaumer, 15 anos. [caption id="attachment_7962" align="alignleft" width="300"]Após assistir partida da Superliga Masculina de Voleibol jovens aproveitam para tirar fotos com atletas. Após assistir partida da Superliga Masculina de Voleibol jovens aproveitam para tirar fotos com atletas.[/caption] A emoção foi forte, principalmente na despedida. “Eu só tenho a agradecer pela viagem e por cada momento proporcionado nela. Tenho uma história no Instituto!” , disse a aluna Evellyn Cristina Franca, 15 anos. Segundo o coordenador pedagógico do projeto, Josmar Coelho, o processo de preparo do passeio de formatura é uma ótima oportunidade para que os alunos possam exercer na prática os valores trabalhados durante as aulas, como cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia. “Foi uma viagem dos sonhos para muitos que puderam ir a outro estado, conhecer um parque aquático, a fábrica de uma empresa parceira Mantenedora do Compartilhar e prestigiar um jogo da Superliga. Foi uma forma de chegar perto do desejo que muitos ainda têm de ser jogadores profissionais”, avaliou Josmar. A categoria Super Vôlei é uma oportunidade de continuar as atividades do projeto por até mais dois anos. A iniciativa busca contemplar adolescentes que mantém notas boas na escola como forma de incentivar a educação formal. Na categoria Super Vôlei as aulas acabam mais focadas para detalhes técnicos e táticos de jogo, mas sem pretensão de formar atletas. Como contrapartida, eles ajudam como monitores nas aulas dos alunos menores, em eventos organizados pelo núcleo e ainda participam de algumas competições menores não oficiais representando o Compartilhar. Fotos: Divulgação IC.