Área restrita SIGIC

415ObjetivosSustentaveis_vertical

          [caption id="attachment_10410" align="alignright" width="300"]Visita à Fundação SOS Mata Atlântica faz parte da atividade de valores, como respeito e responsabilidade, do Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP Visita à Fundação SOS Mata Atlântica faz parte da atividade de valores, como respeito e responsabilidade, do Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP[/caption]

A visita à Fundação SOS Mata Atlântica – destinada a defender os últimos remanescentes de Mata Atlântica no país e a gerar conhecimentos sobre o bioma – proporcionou novas experiências aos alunos do Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP. O objetivo do passeio, realizado no dia 11 de dezembro, foi trabalhar o tema “meio ambiente” juntamente com os valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol: cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia. O transporte até a Fundação, localizada em Bela Vista/SP, foi cedido pela Prefeitura Municipal de Itu, parceira do projeto Vôlei em Rede, por meio da Secretaria de Esportes.

Chegando ao local, os alunos foram recebidos pelos biólogos da SOS. Para descontrair e mostrar o quão divertido e proveitoso o passeio seria, as primeiras atividades envolveram brincadeira sobre animais, como um pega-pega adaptado imitando a reação de defesa dos macacos muriquis quando se deparam com uma onça. Nesse momento as crianças e adolescentes já estavam envolvidos com o tema e curiosos pelo que encontrariam pela frente. O passeio incluiu uma trilha ecológica onde foi possível perceber as diferenças entre uma mata preservada e outra em período de reflorestamento, conhecer árvores com 10 e mais de 100 anos, vários tipos de sementes e como os pássaros ajudam em sua propagação. A garotada também conheceu o espaço verde onde são cultivadas as mudas para reflorestamento. [caption id="attachment_10411" align="alignleft" width="300"]Alunos do projeto Vôlei em Rede são guiados por biólogos durante passeio Alunos do projeto Vôlei em Rede são guiados por biólogos durante passeio[/caption] E não acabou por aí. As duas outras paradas foram mais teóricas, com explicações dos biólogos sobre a localização da Mata Atlântica no Brasil, a importância da reciclagem, da fiscalização e preservação das matas, principalmente em torno das nascentes, sobre o funcionamento do ciclo da água da chuva, entre outros. A mãe do aluno Luiz David Barroso, 10 anos, Maria de Fatima, falou sobre a reação do filho: “Chegou em casa maravilhado, gostou de tudo, nunca tinha entrado dentro de uma mata!”. A aluna Letícia Soldá, 14 anos, também adorou o passeio, disse que foi bastante educativo e que ensinou a cuidar melhor da natureza. [caption id="attachment_10412" align="alignright" width="300"]Experiência traz conhecimentos sobre o bioma Mata Atlântica Experiência traz conhecimentos sobre o bioma Mata Atlântica[/caption] No final, todo mundo saiu satisfeito com a oportunidade. A professora do núcleo, Alessandra de Castro, ainda elogiou os profissionais da Fundação e a maneira como as atividades foram conduzidas. A SOS Mata Atlântica busca transformar valores e atitudes em prol da Mata Atlântica. Entre outras coisas, acredita que a responsabilidade da preservação é de toda a sociedade, com ações praticadas no seu dia a dia, e tem como um de seus compromissos convocar a comunidade para o exercício de uma cidadania ambiental e comprometida com o futuro do patrimônio da humanidade. Parceiros dos Núcleos Itu/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Itu e Vôlei Renata. Parceiros Institucionais: Uptime, Sextante e Delírio Tropical.   Fotos: divulgação IC.