Torneio Copa Vôlei envolve 21 equipes no Núcleo Central – Curitiba do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná
[caption id="attachment_7798" align="alignleft" width="300"] Copa Vôlei conta com a participação de cerca de 260 atletas em jogos competitivos no Núcleo Central – Curitiba/PR.[/caption]
Um dos eventos mais esperados do ano para os alunos da categoria Super Vôlei do Núcleo Central – Curitiba/PR é a Copa Vôlei. Esse torneio é uma das oportunidades que os adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná têm para participar de jogos competitivos no Paraná. O evento, realizado no dia 26 de novembro, aconteceu no campus da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, sede do núcleo, e contou com a participação de 12 equipes masculinas e 9 femininas de Curitiba, região metropolitana e uma de Paranaguá. Cerca de 260 meninos e meninas participaram das partidas. Ex-alunos do projeto também marcaram presença e, além de auxiliar na arbitragem dos jogos, puderam disputar o Triangular – evento dedicado especialmente a eles – com três equipes convidadas. Pais e familiares da garotada acompanharam os jogos e agitaram a torcida.
A categoria Super Vôlei do Núcleo Central é dedicada aos alunos que passaram por todas as categorias da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol (ou pelo menos por três) para que eles possam continuar dentro do projeto por mais dois anos para participar de competições dentro do estado. As aulas destes adolescentes são voltadas para treinos, sem a pretensão de formar atletas, e para fazer parte do time é preciso manter boas notas e disciplina escolar. De acordo com a professora do núcleo, Alessandra Oliveira, eles estavam bem animados e ansiosos com o evento.
[caption id="attachment_7800" align="alignright" width="300"] Equipe de ex-alunas do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná vencem Triangular realizado durante a Copa Vôlei.[/caption]
No total foram realizadas 47 partidas ao longo de todo o dia. A competição foi acirrada e agradou bastante os adolescentes. “Ótima organização, recepção muito bem proporcionada e dentro das quadras uma maravilha, com ótimos árbitros e equipe de organização”, avaliou Gabriel de Paula, 16 anos, do Colégio da Polícia Militar. Segundo Alessandra, o campeonato tem demonstrado grande crescimento e ainda tem bastante a desenvolver: “a cada ano conseguimos a participação de instituições que, ao final, pedem para serem chamadas novamente. Fiquei muito satisfeita com a competição”.
As amigas Ana Carolina Ferreira e Larissa Renata da Silva, representantes da equipe de Santa Felicidade, aproveitaram o momento em que não estavam em quadra para assistir os jogos das outras equipes. “O evento está bem legal, bem cooperativo, as pessoas são muito simpáticas e tem bastante adrenalina nos jogos”, disse Ana. Ao final de cada partida, os times elegeram um integrante da equipe adversária como o “atleta fair play” que se destacou não só pela técnica do esporte, mas também pela ética em jogo e prática de valores como a cooperação e o respeito.
[caption id="attachment_7797" align="alignleft" width="300"] Ao final de cada partida, times elegem um integrante da equipe adversária como o “atleta fair play”.[/caption]
Já o Triangular, evento destinado aos ex-alunos que ainda mantém vínculo com o projeto, aconteceu no período da manhã para as meninas e à tarde para os meninos. A coordenadora dos Núcleos Interior/PR e ex-professora de vários alunos da equipe, Tatiana Ribas, contou que os ex-alunos tiveram a autorização para treinar na sede do núcleo sob duas condições: continuar com o trabalho de valores do projeto e auxiliar em eventos promovidos pelo Núcleo Central. A turma realizou a tarefa com êxito e, além de arbitragens em festivais de minivôlei e assistência voluntária em aulas do núcleo, os ex-alunos realizaram uma ação no Dia das Crianças na Associação Cristã de Assistência Social. O desempenho das equipes agradou bastante, o time feminino foi campeão e venceu equipes de nível avançado que treinam diariamente.
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Fotos: Divulgação IC.