Taça Paraná de Voleibol 2015: alunos dos núcleos Afonso Pena – S.J. dos Pinhais/PR e Central – Curitiba/PR participam do maior evento de categorias de base do Brasil
[caption id="attachment_6485" align="alignleft" width="300"] Edição 2015 da Taça Paraná de Voleibol contou com a presença dos alunos do Núcleo Central/PR do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná.[/caption]
Se assistir aos jogos de voleibol já deixam os amantes da modalidade inspirados, imagina fazê-los jogar com atletas e, até mesmo, promover trocas de experiências entre eles. Foi isso o que aconteceu com os alunos do Núcleo Afonso Pena – S.J. dos Pinhais, do projeto Esporte em Ação e do Núcleo Central do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná durante a realização da edição 2015 da Taça Paraná de Voleibol. Entre os dias 10 e 15 de novembro, essa garotada acompanhou de perto o maior evento de categorias de base de voleibol no país. O torneio foi sediado em ginásios de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e reuniu 126 equipes de vários estados do país.
Os alunos da categoria Super Vôlei do Núcleo Central participaram dos jogos na categoria infanto masculina (até 18 anos), acompanhados pelas professoras Alessandra Oliveira, Dayane Prado e Tatiana Ribas. Alessandra, que teve a oportunidade de estar em quadra como atleta em edições passadas da Taça, destacou a importância de participar da Taça. “Essa experiência é importante para os meninos porque o torneio reúne equipes fortes do Brasil inteiro. O envolvimento deles com o evento serve como inspiração, já que eles não têm o costume de participar deste tipo de competição”, comentou a professora. Ela reforçou, ainda, a importância dos valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol durante o evento: “na competição eles são responsáveis pelos uniformes e pelos crachás, enquanto dentro da quadra é preciso cooperar com os colegas para que eles possam dar o seu melhor”, explicou.
[caption id="attachment_6476" align="alignright" width="300"] Valores passados durante as aulas são reforçados durante os jogos, como a cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia.[/caption]
O aluno Matheus Portes, 16 anos, esteve na edição 2014 da Taça e compareceu neste ano também. Ele conta que participar do torneio é uma experiência única: “é um campeonato de alto nível, que nos ensina muita coisa. Aqui, a gente aprende a reagir sob pressão e a manter a postura em um campeonato famoso como este”. O aluno Matheus Kenzo, 15 anos, começou no projeto junto com o xará Matheus Portes, na primeira categoria da metodologia, o Mini 2×2 (para crianças com 9 e 10 anos). No entanto, foi a primeira vez que participou da Taça. Kenzo acredita que os valores passados durante as aulas do projeto ajudaram muito dentro da quadra: “o grupo teve autonomia, cooperou e se respeitou durante os jogos, o que nos manteve unidos”.
Já o Matheus Freitas, 17 anos, é ex-aluno do projeto, mas também participou. Ele jogou na Taça em 2014 e levou para os companheiros de equipe deste ano um pouco do que aprendeu. “O grupo é um pouco mais jovem que o do ano passado e é importante a gente que já participou passar um pouco da nossa experiência para eles”, conta. E ele revela contente: “nossa equipe é muito unida, companheira e que não abaixa a cabeça para nada! ”.
[caption id="attachment_6477" align="alignleft" width="300"] Crianças e adolescentes do Núcleo Afonso Pena/PR do projeto Esporte em Ação se divertem com a equipe do Botafogo/RJ em quadra de minivôlei.[/caption]
Os integrantes do Núcleo Afonso Pena participaram de maneira mais tímida no evento, mas nem por isso menos especial. Eles assistiram algumas partidas durante os cinco dias do torneio, já que a sede das aulas do projeto Esporte em Ação, o Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann, foi um dos ginásios que sediou jogos da Taça. O coordenador dos Núcleos São José dos Pinhais/PR, Fabiano Prado, destacou que o evento foi uma excelente oportunidade para todos: “eles puderam acompanhar um dos maiores eventos de voleibol do país. Ver de perto atletas da mesma idade jogando um torneio como esse foi uma maneira que nós achamos para incentivar nossos alunos durante as aulas”.
Ao final das partidas a garotada teve a oportunidade de conversar com duas participantes do evento: a Mariane Michewski e a Jéssica Lima. A Mariane, 15 anos, é aluna do Núcleo Cidade Jardim – S.J. dos Pinhais/PR, categoria Mini 3×3, ela representou a equipe infantil da cidade de São José dos Pinhais e contou um pouco da sua história no projeto. Já a Jéssica foi a atleta mais alta da competição. A integrante da equipe infantil do Tijuca Tênis Clube, do Rio de Janeiro, tem 15 anos de idade e 1,98 de altura e falou sobre a experiência de ser convocada para seleção brasileira infanto feminina. Além de assistir, os alunos também puderam bater uma bola, já que a organização do evento disponibilizou algumas quadras de minivôlei na área externa do centro de esporte e lazer. Lá, as crianças e adolescentes puderam conhecer e jogar com colegas de vários estados do Brasil.
Fotos: Divulgação IC.