Tabaco, Narguilé e DSTs: evento promovido pelo Núcleo Francisco Beltrão/PR conta com palestras de conscientização
[caption id="attachment_10119" align="alignleft" width="300"] Professora e estudantes do curso técnico de auxiliar de enfermagem explicam os perigos do uso do tabaco e das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)[/caption]
O festival de Minivôlei do Núcleo Francisco Beltrão/PR teve como tema principal a saúde das crianças e adolescentes. Estudantes do curso técnico de auxiliar de enfermagem do Colégio Estadual Reinaldo Sass, sede das aulas do projeto Vôlei em Rede na cidade, conversaram com a garotada sobre os malefícios do uso do tabaco, especialmente sobre o narguilé, tendência entre os jovens, além dos perigos das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) a pedido do professor do núcleo, Jonir Fernandes. Depois de muita informação importante, o evento, realizado no dia 20 de setembro, encerrou com vários jogos e diversão. Participaram das atividades os alunos das categorias Mini 3x3 (11 e 12 anos), Mini 4x4 (13 anos) e Vôlei (14 e 15 anos).
[caption id="attachment_10120" align="alignright" width="300"] Cerca de 50 crianças e adolescentes participam do festival de Minivôlei promovido no Núcleo Francisco Beltrão/PR[/caption]
Após uma palestra organizada pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão, Jonir decidiu proporcionar a seus alunos um momento de conscientização sobre alguns perigos emergentes. Os dados apresentados pelo NRE alertaram para o crescente consumo do tabaco por narguilés e para a proliferação de DSTs em crianças e adolescentes de 12 a 14 anos na região. Muito usado como forma de socialização entre os jovens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o narguilé – dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada por meio de uma mangueira – é ainda mais prejudicial do que cigarros, pode ocasionar vários problemas à saúde e levar ao vício. Câncer de pulmão, boca, bexiga e doenças respiratórias são algumas das consequências de seu consumo a longo prazo. Também de acordo com o Inca, há risco de doenças infectocontagiosas, já que o narguilé é compartilhado entre várias pessoas. Segundo o professor Jonir, as crianças e adolescentes se mostraram bastante interessadas, ouviram as explicações com atenção e fizeram alguns questionamentos. Especialmente sobre a palestra das DSTs, Jonir disse que, apesar de polêmico, as estudantes do curso de enfermagem, sob orientação da professora Gladis Mazzochim, abordaram o assunto com tranquilidade, atingindo alunos com diferentes idades.
[caption id="attachment_10142" align="alignleft" width="300"] Combate ao uso do tabaco e às DSTs começa com a conscientização das crianças e adolescentes[/caption]
Para a aluna Mylena Lima, 14 anos, da categoria Mini 4x4, o evento serviu para adquirir novos conhecimentos que a ajudarão na tomada de decisões ao longo da vida. Já a colega da categoria Vôlei, Isadora Albara, 13 anos, ressaltou a importância de atividades diferentes como essas nas aulas do projeto Vôlei em Rede. O festival seguiu com a realização dos jogos, momento em que a garotada pôde praticar tudo o que aprendeu com o professor durante as aulas. Os alunos deram um show de valores como responsabilidade, respeito e autonomia, já que contribuíram com a montagem das quadras e na arbitragem das partidas.
Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Estado do Paraná e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Klabin.
Parceiros Institucionais: Uptime, Sextante e Delírio Tropical.
O Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU e ajuda a construir um futuro melhor para as futuras gerações por meio da prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Fotos: divulgação IC