Solidariedade é tema do Festival de Final de Ano dos alunos do Núcleo Londrina/PR
[caption id="attachment_9014" align="alignleft" width="300"] Festival de Final de Ano encerra atividades de 2017 no Núcleo Londrina/PR.[/caption]
O Núcleo Londrina/PR realizou, no dia 11 de dezembro, o Festival de Final de Ano da garotada do projeto Vôlei em Rede. O evento buscou promover a interação entre os alunos que frequentam as aulas de minivôlei e as crianças e adolescentes convidados do Colégio Estadual Olympia Morais Tormenta - sede do núcleo - e, ao mesmo tempo, reforçar a importância da solidariedade. Cerca de 90 crianças e adolescentes passaram pelo ginásio da escola e aproveitaram as miniquadras montadas para o encontro.
O festival aconteceu no período da tarde, no horário da disciplina de educação física. As quadras montadas seguiram o formato das categorias Mini 3x3 (11 e 12 anos), Mini 4x4 (13 anos) e Vôlei (14 e 15 anos) da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. Segundo o professor do núcleo, Osvaldo Nascimento, a interação entre a garotada foi bastante positiva. “Pudemos observar o interesse de alguns alunos do projeto em ajudar aqueles com dificuldades, tanto técnicas como táticas, principalmente os que não fazem o vôlei”, contou Osvaldo. O menino convidado, Dawens Dualtter, foi um dos meninos auxiliados pelos colegas do projeto. “Eu já tinha participado de outros eventos e novamente gostei, pois fiz novas amizades. Os alunos do projeto me ajudaram durante o jogo, principalmente em relação aos posicionamentos dentro da quadra”, contou contente Dawens.
[caption id="attachment_9015" align="alignright" width="300"] Alunos do projeto Vôlei em Rede auxiliam convidados durante atividades.[/caption]
As crianças e adolescentes do projeto também gostaram da participação dos convidados. “O projeto está ajudando a diminuir minha timidez. No festival, me soltei bastante e me entrosei com as outras pessoas”, revelou o aluno Kauê Henrique de Souza, 13 anos, da categoria Mini 3x3. A atividade de valores abordou o tema solidariedade, de forma que os alunos realizaram uma pesquisa prévia sobre o assunto e produziram cartazes que foram expostos aos arredores da escola. Além disso, a garotada das categorias Mini 3x3 e Vôlei apresentaram o resultado das entrevistas que realizaram com os pais, responsáveis e professores sobre o assunto.
Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Paraná e via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte: Unilever, Klabin e com apoio da Sanepar.
Fotos: Divulgação IC.