Semana do Brincar e Dia do Desafio tomam conta dos núcleos e divertem a criançada por todo o Brasil
[caption id="attachment_6187" align="alignleft" width="300"] Alunos brincam de cabo de guerra em comemoração a Semana do Brincar no Núcleo Natal/RN.[/caption]
Uma das melhores coisas de ser criança é brincar. Em busca de valorizar atividades físicas, desenvolvimento criativo e expandir a conexão familiar, a Aliança pela Infância do Brasil criou a Semana Mundial do Brincar, que ocorre na última semana de maio. Esse ano, aconteceu entre os dias 22 e 28 do mês, e é claro que o Instituto Compartilhar não ficou de fora dessa. Em vários núcleos, os professores buscaram incentivar brincadeiras diferentes e que fugissem do cotidiano dos alunos, a ideia agradou bastante e divertiu a grande maioria, que adorou descobrir novos jogos e passatempos.
Os professores do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede pediram que, como uma espécie de dever de casa, os alunos pesquisassem e levassem para a aula brincadeiras e atividades para que todos pudessem vivenciar. A experiência foi bem positiva e os participantes ficaram curiosos para saber qual brincadeira o colega havia escolhido, a interação tomou conta do núcleo e a criançada aproveitou bastante.
[caption id="attachment_6186" align="alignleft" width="225"] Xadrez e outras atividades envolvem os alunos durante a Semana do Brincar no Núcleo Central – Curitiba/PR.[/caption]
No Núcleo São Domingos – Campinas/SP do mesmo projeto, a professora Denise Vegas buscou proporcionar uma experiência com novos esportes e incluiu a peteca nas atividades. Segundo ela, os alunos estavam bastante animados e curiosos com o esporte, pois mesmo sem conhecer muito as regras, a maioria quis jogar. Denise conta ainda que “todos se divertiram muito, eu participei das atividades com os alunos e eles adoraram!”. Ao final do dia, as crianças ganharam uma peteca para que pudessem praticar em casa também. A aluna Ana Beatriz Andrade, 9 anos, da categoria Mini 2x2, gostou da ideia e disse: “foi muito legal jogar, adorei minha peteca colorida”.
Em Curitiba, o Núcleo Central comemorou a semana com jogos e atividades que buscaram resgatar brincadeiras como xadrez, jogos de tabuleiro, corda, elástico e também bolinha de gude. Além disso, ainda havia duas quadras de peteca e um espaço destinado ao four square, que surpreendeu vários alunos que desconheciam o jogo. A professora Alessandra Thomaz acredita que todos aproveitaram muito bem a semana. Segundo ela, os adolescentes puderam relembrar algumas de suas brincadeiras preferidas e interagir com os mais novos. “Foi muito bom ver o sorriso de quem entrava no ginásio e via todos os brinquedos nas quadras, foi uma surpresa para eles”, avalia a professora do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná.
Ainda na mesma semana, os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul participaram do Dia do Desafio, uma iniciativa promovida pelo Sesc, que busca combater o sedentarismo. As cidades de Curitiba e Protásio Alves - onde há núcleos do programa socioesportivo do Compartilhar - participaram deste movimento que ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, e divulgaram a importância e diferença que atividades físicas fazem no dia-a-dia da população.
[caption id="attachment_6185" align="alignleft" width="300"] Núcleo Protásio Alves/RS comemora Dia do Desafio e realiza várias atividades para combater o sedentarismo.[/caption]
Em Curitiba, a turma do Núcleo Central foi até o calçadão da Rua XV de novembro, uma das ruas mais movimentadas do centro da cidade e montou uma estrutura para que quem passasse por lá pudesse experimentar o minivôlei e se exercitar. Já o Núcleo Protásio Alves/RS que aproveitou a Semana do Brincar com brincadeiras de roda, esconde-esconde, corridas com bambolês e diversos jogos com corda e bola, comemorou o Dia do Desafio no Ginásio Caetano Peluso com ações de alongamento, ginástica aeróbica e até uma aula de dança.
Parceiros do Núcleo Natal/RN: Prefeitura Municipal do Natal, Natal Volley Club, Centro de Educação Integrada e Universidade Potiguar.
Parceiros dos Núcleos Campinas/SP: Prefeitura Municipal de Campinas, Brasil Kirin e com apoio da Sanasa.
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Parceiros do Núcleo Protásio Alves/RS: Prefeitura Municipal de Protásio Alves.
Fotos: Divulgação IC