Área restrita SIGIC

05/08/2024

A cidade do Rio de Janeiro ganhou mais dois núcleos do projeto Vôlei em Rede nesta semana. Eles vão funcionar na Escola Municipal Virgilio de Melo Franco, como Núcleo Água Santa, e no Centro Integrado de Educação Pública Governador Roberto da Silveira, como Núcleo Rio das Pedras.

Em cada local são disponibilizadas 96 vagas para que os alunos daquela localidade possam participar das aulas do projeto no contraturno escolar. Eles aprenderão o esporte com a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, que respeita as fases motoras e psicossociais de cada faixa etária, além de valores de cidadania que auxiliam no desenvolvimento de competências socioemocionais (como controlar suas emoções), gerenciar seus objetivos de vida e estabelecer relações amigáveis.

Para isso, os professores dos novos núcleos passaram por um credenciamento na metodologia online e presencial com o coordenador dos núcleos do Rio de Janeiro do projeto Vôlei em Rede, Gabriel Jungles. “Estamos muito felizes em concretizar a abertura de mais dois núcleos na cidade do Rio de Janeiro. Somos atualmente o segundo polo de maior atendimento no país e ficamos muito animados em poder proporcionar mais dois locais de atendimento às crianças e jovens cariocas. As direções das escolas e os professores novos estão super empolgados e muito felizes por iniciarem estes novos núcleos e nossa expectativa está muito grande para que a criançada esteja aprendendo voleibol com as nossas aulas”.

Ele reforça que o objetivo do projeto é transmitir por meio do esporte os valores de responsabilidade, respeito e autonomia, de acordo com cada categoria. Por isso, as aulas são ministradas em espaços reduzidos que oportunizam mais os acertos do que os erros, um dos motivos que levam ao engajamento dos alunos. 

“A procura está muito grande, e as crianças estão participando com muito entusiasmo. As famílias estão satisfeitas, assim como a direção. Estamos trabalhando de forma lúdica, brincando e se divertindo, o que permite que as crianças aprendam voleibol e se desenvolvam semana após semana, ficando cada vez mais felizes”, afirmou Fabio Ferraz, professor do Núcleo Água Santa.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Instituto Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.