Retorno às aulas no Paraná é recheado de atividades especiais

27/02/2025
No interior do Paraná, as aulas do projeto Vôlei em Rede retornaram esta semana com diversas atividades especiais para que alunos e professores pudessem matar as saudades das quadras e de seus colegas. “Estava morrendo de saudades de jogar vôlei e de estar no projeto com meus amigos. Os melhores dias da semana são os que temos aulas e tenho certeza de que este será um ano com muito vôlei e muita diversão”, contou Valentina Vargas Kunz, de 13 anos, aluna do Mini 4x4 no Núcleo Guaratuba.

Além de Guaratuba, as atividades também retornaram nos núcleos Campo Largo, Cascavel, Cianorte, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Pato Branco, Telêmaco Borba, Toledo e Ventania. Em cada um deles, os professores preparam atividades que promoveram a integração de novos alunos com aqueles que já faziam parte do projeto no ano anterior.

“Estava ansioso pela volta às aulas. Quando cheguei, já reparei que havia muitos alunos novos e isso é excelente, mostra o quanto ele está despertando nas pessoas o interesse em praticar esportes. Eu espero que esse ano seja ótimo para o projeto, com atividades, festivais e campeonatos bem diversificados”, disse João Vitor Vargas, de 13 anos, aluno da categoria Vôlei no Núcleo Pato Branco.

“Eu não via a hora de retomar as aulas, o projeto fez muita falta nessas férias, eu estava com muita saudade de treinar e encontrar meus amigos. Ele é muito importante na minha vida, eu conheci um novo esporte que, apesar de conhecer, não sabia como jogar. Depois que comecei a treinar, passei a me exercitar mais e parei de ficar só em casa”, contou Daniel Scheraiber, de 13 anos, aluno da categoria Vôlei no Núcleo Pato Branco.

Muito além da celebração de volta às aulas, os professores organizam com a coordenação um planejamento anual de atividades com o objetivo de motivar a garotada a praticar esporte com valores de cidadania e que promovam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, do Pacto Global, no qual o Instituto Compartilhar é signatário desde 2018. “Participar do projeto é uma experiência muito boa porque ele não é apenas sobre ‘aprender a jogar vôlei’, é muito mais que isso. Aqui aprendi muitas coisas importantes que vou levar para a vida! Agradeço grandemente por todo cuidado e atenção que a professora me proporciona dentro e fora de quadra”, destacou Mahbily Qualhato Maes, de 15 anos, aluna da categoria Vôlei no Núcleo Guaratuba.

“Minha expectativa é muito grande para este ano, principalmente com os festivais que acontecem durante todo o ano como o ‘Interagindo’, quando provavelmente iremos para outra cidade e isso nos motiva a participar do projeto”, completou Brenda Vitoria dos Santos Reis, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei no Núcleo de Telêmaco Borba.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, Volvo, Itaú, Klabin, Instituto Stone, Rumo, Colégio Positivo, S&C Electric Brasil, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Arotubi, Vianmaq, Sysmex e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.