Área restrita SIGIC

17/10/2023    

Respeito foi o valor trabalhado com os 35 alunos do projeto Vôlei em Rede - Núcleo Guaratuba/PR que participaram, nesta terça-feira (17), do Festival “Saca Essa” 2023. O evento é realizado todos os anos no Colégio Estadual Pref. Joaquim da Silva Mafra, onde são realizadas as aulas do projeto, com o objetivo de promover atividades que façam a garotada refletir quanto aos valores aprendidos nas aulas.

“O esporte em geral é uma atividade fundamental para a manutenção da saúde física, mental e do bem-estar. Neste sentido, o voleibol desenvolve a capacidade do trabalho coletivo e, ao se envolverem nos eventos ofertados pelo projeto Vôlei em Rede, os alunos trabalham também a interação social, desenvolvem as capacidades físicas e de reconhecimento das habilidades do outro, como: saber ouvir, se colocar no lugar dos demais, esperar sua vez, além de aprender a lidar com a vitória e a frustração da derrota”, destacou a pedagoga da escola, Regina Celice. Ela ainda reforça: “A parceria do Instituto Compartilhar, com sua equipe sempre presente e competente, em especial a coordenadora Tatiana Ribas que esteve presente aqui conosco, aliando forças junto à nossa professora Cássia, faz toda a diferença para que tudo isso aconteça”.

Entre as atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes estava o diálogo sobre o valor e a escrita do que eles entendiam ser respeito no seu dia a dia, além da colocação de características positivas dos colegas. “Uma das atividades foi montar um livrinho falando sobre o respeito entre as pessoas, isso foi muito bom para que as pessoas entendam que ele é necessário para um jogo justo e legal para todos. Outra consistia em cada pessoa escrever em um papelão colado nas costas do outro o que achava legal dela, para que as pessoas se conhecessem e falassem o que pensavam sobre cada um. Na minha opinião esse Festival foi um dos mais necessários para todos”, explicou Ana Sophia Mazanek, de 13 anos, aluna da categoria Mini 4x4.

Para o André Luiz Rodrigues, 14 anos, aluno da categoria Mini 4x4, esse exercício foi uma experiência que os colegas devem levar como positiva. “Eu entrei recentemente no projeto e as vivências aqui têm sido incríveis. O tema do Festival de hoje foi o respeito, algo extremamente importante no nosso dia a dia. E como disse aqui mesmo, sejam características positivas ou a melhorar, a gente não tem que tomar como uma ofensa mas usar o que escreveram sobre nós para melhorar”, disse. 

Além dessas ações, todos participaram de algumas partidas de vôlei em que, além do respeito, colocaram em prática os fundamentos aprendidos em aula. Ao final do dia, os alunos dividiram um lanche e receberam medalhas pela participação no Festival.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.