Área restrita SIGIC

O Instituto Compartilhar divulgou em maio o Relatório referente às atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2021. Um período ainda marcado pela pandemia de COVID-19 e que exigiu de nossos coordenadores e professores o aprimoramento das atividades online de formação continuada e demais ações que contribuíssem para o engajamento e a participação de nossos alunos.

Como o Tempo Técnico, Lives e Roda de Conversa, além da criação do Compartilhar online, que envolveu a propagação de afazeres e dicas de exercícios todas as segundas-feiras e a propostas de desafios para que a garotada e seus familiares se mantivessem ativos todas as quintas-feiras. Ao todo, foram publicados 63 vídeos envolvendo o conteúdo da Metodologia Compartilhar, todos disponibilizados no nosso canal de YouTube.

Também foram realizadas campanhas e demais ações específicas nos núcleos que pudessem incentivar e engajar nossos alunos, sempre respeitando as particularidades de cada região e as recomendações das autoridades sanitárias. Entre elas, a visita da ex-aluna Roberta Ratzke ao Núcleo Central Curitiba/PR do projeto Vôlei em Rede, ações em datas comemorativas, como Dia das Crianças, Haloween, passeios, visitas ao treino da equipe Vôlei Renata e Vôlei Day no Ginásio Taquaral, no Núcleo Itu/SP, entre outros.

Com a previsão da retomada das atividades presenciais, o Compartilhar também elaborou um Plano de Ação e um Protocolo de Retorno às Aulas que foram colocados em prática à medida que a vacinação avançava e o pico de contágio da doença diminuía. São ações que respeitaram o distanciamento necessário, seguro e progressivo, mas com a preocupação quanto a saúde mental e o bem-estar dos alunos em que o foco principal foi fazer com as crianças se sentirem acolhidas e felizes para brincar e se socializar novamente. Exatamente o que aconteceu nos 24 núcleos que voltaram presencialmente em 2021.

“Quando foi informado o retorno das aulas presencias nas instituições de ensino do estado e que o projeto Vôlei em Rede também retornaria as atividades presenciais, foi um momento de grande alegria, emoção e comemoração para todos nós. Isso nos permitiu reorganizar os núcleos, proporcionar atividades motivacionais e dinâmicas para a garotada, haja visto que já se passaram mais de um ano e meio sem aula presencial. Além é claro, de possibilitar que planejemos as ações para 2022. Aproveito para fazer um agradecimento especial, em nome do Instituto Compartilhar, a todos os professores e professoras que não estão medindo esforços para acolher com carinho e cuidado todos os nossos alunos, neste processo de retomada”, destaca Tatiana Ribas, coordenadora dos Núcleos Interior-PR

O documento traz ainda informações sobre a sustentabilidade e receitas do Instituto Compartilhar, demonstrativos contábeis, avaliações, depoimentos de alunos, professores e direção das escolas onde os projetos são realizados e que permitem aos nossos parceiros, padrinhos, madrinhas e demais interessados o acompanhamento de nossas ações desenvolvidas em 2021.

Acesse a íntegra do relatório aqui! https://drive.google.com/file/d/1YSviFS71GhyBIjo66_UqFq3VVnzMHfGJ/view