Qualidade de vida e prática de atividade física são temas do Roda de Conversa de julho
22/07/2024
Vida saudável e bem-estar proporcionados pela prática de atividade física são temas do Roda de Conversa de julho de 2024. O programa de formação continuada dos profissionais do Instituto Compartilhar é também disponibilizado gratuitamente para todos os profissionais que atuam na área do ensino de esporte e demais pessoas interessadas.
O entrevistado dessa edição é o educador físico Roger Marchese, que atua como personal trainer e auxilia no emagrecimento de pessoas em diversos países. Ele conversou com o analista de projetos e coordenador do Instituto Compartilhar, Alexandro Martins, sobre a busca por saúde indo além da questão estética.
“A ideia desse Roda de Conversa é trazer para os nossos professores e profissionais um pouco de informação a respeito da prática de exercícios, sem ser necessariamente o ensino do voleibol, como uma ferramenta que proporciona saúde àqueles que buscam por qualidade de vida”, explica Alexandro.
A conversa esclareceu alguns mitos sobre a prática de esportes, musculação e treinos aeróbicos em adultos, crianças e adolescentes. Também falou sobre a importância de o aluno e o professor entenderem o processo e a jornada para a conquista de resultados.
“Se você já tem a consciência da importância de se manter ativo e fazer atividade física, o primeiro passo é buscar por um profissional que vai te orientar. Comece com uma atividade que você gosta e com a consciência de que o resultado vem com o tempo e não é imediato”, explica Roger. “Não deixe para depois, o resultado é uma construção e evolução. O quanto antes você começar, mais cedo você chega no resultado esperado”, completa.
O entrevistado, que também é especialista em fisiologia do exercício, em treinamento desportivo e possui formação internacional em personal trainer e emagrecimento, lembrou que trabalhou por 10 anos nos projetos do Instituto Compartilhar. Iniciando como voluntário, ele se tornou estagiário e depois professor no projeto Vôlei em Rede em Curitiba/PR entre os anos de 2006 e 2016.
Ele conta que os aprendizados dessa época contribuíram para a sua formação e são usados no seu dia a dia. “Eu trabalhei em muitos lugares e nunca vi o nível de organização igual ao que tem no Instituto Compartilhar e eu levo muito disso para a minha vida. A parte do planejamento, compromisso assumido e outros fatores que a gente não vê no dia a dia”, explicou.
O Roda de Conversa está disponível no canal do Instituto Compartilhar no youtube. Confira aqui!
São parceiros institucionais do Compartilhar: Delírio Tropical, Editora Sextante e Bosisio Macedo Soares Advogados.