Área restrita SIGIC

20/09/2022

Nesta terça-feira (20), mais de 80 os alunos do projeto Vôlei em Rede dos núcleos Leblon e Guadalupe, no Rio de Janeiro/RJ, participaram de um Festival Interagindo diferente. Com foco no aprendizado sobre animais silvestres e a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente, a garotada visitou o Parque Natural Municipal de Marapendi, no Rio de Janeiro.

Durante a visita, os alunos foram recebidos por guias do parque que ensinaram sobre os animais nativos silvestres e espécies da flora presentes no espaço. “O passeio possibilitou conhecermos mais um pouco da flora e fauna original da Mata Atlântica e do Rio de Janeiro através das trilhas do Parque, além de assistirmos palestras acerca do meio ambiente e da preservação do mesmo”, explicou o professor Aldir Lopes Muniz Barreto, do Núcleo Guadalupe.

Os alunos também visitaram a sala de ciências do local, que reúne exemplares de animais empalhados e conservados para fins de educação ambiental, além de fotos e desenhos das espécies nativas da Mata Atlântica. “Aprendemos sobre os perigos do tráfego de animais, que se uma pessoa tocar em um ninho de um animal silvestre pode ser presa e pagar uma multa. Também conheci novas espécies como a borboleta da praia e o jacaré do papo amarela e gostaria de poder ir de novo”, disse a aluna do Núcleo Leblon, Stefany Sabino da Silva, de 12 anos.

A atividade faz parte da programação anual dos núcleos com o objetivo de desenvolver também os valores que são ensinados em quadra ao longo do ano. “Sair do lugar comum é muito importante para os alunos em vários aspectos, principalmente quando se trata de um lugar onde há preservação da fauna e da flora, para que tenham consciência de que cada um é responsável e que pode e deve fazer pra preservar o meio ambiente”, contou a professora de português da Escola Municipal Georg Pfisterer (onde funciona o Núcleo Leblon), Andrea Cavalcanti.

O Parque Marapendi tem aproximadamente 155 hectares que protege os ecossistemas nativos de restinga e manguezal. Criado em 1978, o espaço de recreação e lazer ao ar livre também protege espécies da fauna e da flora, como tucano-de-bico-preto, micos e o bicho-preguiça.

Os parceiros dos Núcleos do Rio de Janeiro/RJ do projeto Vôlei em Rede são: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn. Além da Stone, Enauta, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério da Cidadania.