Área restrita SIGIC

31/08/2023

A professora Fernanda Fonsatti do projeto Vôlei em Rede no Núcleo Vila Progresso, em Itu/SP, promoveu com seus alunos uma atividade especial que trabalhou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar) e 15 (Vida Terrestre). A ação contou com apoio de demais professores da Escola Municipal Olga Benário Prestes, onde são realizadas as aulas do projeto, e envolveu a participação de 200 crianças que estudam no local. 

A ideia foi apresentar para toda a comunidade escolar a importância da prática de atividades físicas e de proteger o meio ambiente. Para isso, os 32 alunos das categorias Mini 2x2 e Mini 3x3 planejaram uma apresentação e atividades serem trabalhadas com seus colegas de classe. 

“Antes do evento nós fizemos uma atividade com os alunos do projeto que envolveu uma explicação sobre os ODS 3 e 15. Pedimos a eles um texto sobre os temas propostos e, a partir disso, surgiu a ideia de fazermos algo envolvendo outros os alunos da escola”, explicou a professora.

Assim, a atividade para a escola iniciou com os uma ação de sensibilização em que os alunos do projeto fizeram uma apresentação explicando os valores que eles trabalham durante suas aulas, o que significa ODS, Meio Ambiente e Qualidade de Vida. Em seguida eles mostraram exemplos de como as pessoas podem contribuir com a preservação ambiental e ao final foi feita uma mega aula de dança com todos os participantes do evento. 

Em seguida algumas alunas fizeram uma apresentação de dança com a música "O verde é nosso", cantada pela apresentadora Angélica. “Durante a semana, os alunos estavam nervosos e ansiosos. Todos os dias me perguntavam sobre o evento e iam trazendo textos para poder falar com os seus colegas”, contou Fernanda.

Ansiedade que não impediu a garotada de se divertir, como conta Lívia Vitória de Matos, de 9 anos, aluna da categoria Mini 2x2. “Eu gostei muito, fiquei feliz e emocionada. Quando eu vi aquelas crianças me lembrei de mim mesma pequena e fiquei nervosa, mas feliz porque tudo deu certo e todo mundo se divertiu”, disse. 

Desde 2018, o Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU para promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promove ações específica com seus alunos para trabalhar os 17 ODS, principalmente o ODS 3 - Saúde e Bem-estar e o ODS 4 - Educação de Qualidade. Ações que vêm de encontro com a missão do Instituto em promover a formação integral dos alunos por meio do voleibol trabalhando com valores de cidadania que auxiliam os alunos a desenvolverem competências socioemocionais, gerenciar seus objetivos de vida e estabelecer relações amigáveis.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Itu/SP são: Prefeitura de Itu, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.