Área restrita SIGIC

09/05/2022

O projeto Vôlei em Rede chegou, em maio, à cidade de Joinville, em Santa Catarina. A novidade é uma parceria entre o Instituto Compartilhar e o município que firmaram um Termo de Cooperação em 2022.

Ao todo, são ofertadas 119 vagas para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, preferencialmente alunos de escolas públicas, sendo 69 no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU Aventureiro (Núcleo Aventureiro) e 51 na Escola Municipal Professora Laura Andrade, (Núcleo Iririú).

Os interessados em participar das aulas ministradas pelo projeto, unindo o ensino do esporte aos valores humanos como cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia, devem procurar a professora Carolina Moreira em um dos núcleos e se matricular nas atividades que são gratuitas. 

As aulas são ofertadas nas categorias Mini 2x2, (9 a 10 anos), Mini 3x3, (11 a 12 anos) e Mini 4x4 (13 anos) seguindo a progressão pedagógica preconizada pela Metodologia Compartilhar. “Estamos muito felizes em iniciar o projeto em Joinville. A cidade nos recebeu de braços abertos e, após alinharmos nossas expectativas, o nosso objetivo é impactar o maior número de crianças possível, proporcionando experiências positivas por meio das nossas aulas. Agradecemos a prefeitura e a secretaria de esportes que nos acolheu e nos deu todo o suporte para que as aulas pudessem começar”, contou o coordenador de projetos do Instituto Compartilhar, Gabriel Jungles. 

Para o início das aulas, o Compartilhar disponibilizou todos os materiais necessários e credenciou a professora na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, um método de ensino que se baseia na capacidade física e cognitiva dos alunos adaptando o tamanho das quadras, altura da rede e número de jogadores de tal modo a oportunizar mais os acertos do que os erros. Assim, é possível criar uma experiência positiva que facilita o processo de aprendizagem da garotada.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Joinville/SC são: Prefeitura de Joinville e Stone, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.