Área restrita SIGIC

01/03/2024

Como parte das ações de Formação Continuada do Instituto Compartilhar, os professores do projeto Vôlei em Rede dos núcleos de São Paulo, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ e Joinville/SC participaram, nas últimas semanas, de credenciamentos e capacitações. O objetivo é atualizar conhecimentos sobre a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol usados em aula, esclarecer dúvidas e discutir o planejamento de ações para o ano de 2024.

“A formação continuada acontece de duas maneiras: o credenciamento com os novos professores que passam a fazer parte de nossos projetos e a capacitação com os professores que já trabalham conosco e que atualiza procedimentos da Metodologia que usamos em nossas aulas”, explicou Alexandro Martins, coordenador do projeto Vôlei em Rede Núcleos São Paulo e Natal/RN.

Organizados e promovidos por ele e pelo coordenador dos núcleos do Rio de Janeiro/RJ e Joinville/SC, Gabriel Jungles, as aulas aconteceram de maneira online, promovendo a interação e a troca de experiências entre os professores de diferentes estados.

Voltado apenas para os novos professores, o Credenciamento envolveu encontros online e ocorreram nos dias 15, 20, 22 e 27 de fevereiro. O objetivo foi ensinar a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e apresentar os procedimentos de planejamento, organização e realização das aulas do projeto Vôlei em Rede.

Para isso, os coordenadores apresentaram, explicaram e ensinaram aos novos profissionais do projeto os preceitos da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. “O credenciamento é uma ação fundamental para o processo inicial de formação dos professores do Instituto. É o primeiro contato dos profissionais com a metodologia e, consequentemente, o início de um processo que produz frutos muito positivos, tanto para sua atuação no projeto quanto na rotina profissional. Para nós da coordenação, essa troca de experiências é muito rica e muito importante para o andamento dos projetos”, explicou Gabriel.

Desta ação, participaram os professores Ailton Donizetti, do Núcleo Cidade Nova – Itu/SP; Francisco Cledalberto, do Núcleo Vila Progresso – Itu/SP; William Gomes, do Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP; e Jonas Rodrigues, dos núcleos de Joinville/SC.

Já a capacitação aconteceu nos dias 28 de fevereiro e 01 de março e envolveu os professores que atuam no projeto há pelo menos um ano. Na ocasião, os coordenadores apresentaram os dados quantitativos do ano anterior, reforçaram os preceitos da metodologia e apresentaram o planejamento de ações e atividades do ano de 2024.

“A capacitação dos professores é um muito importante para troca de experiências entre os professores. Entender quais foram os pontos positivos e negativos das atividades realizadas no ano anterior para que possamos desenvolver e alinhar estratégias que contribuam com a melhoria das atividades nos núcleos durante o ano”, explicou a coordenadora local dos núcleos do Rio de Janeiro, Renata Regis.

Uma avaliação importante para alinhamento da qualidade do ensino e das atividades que serão realizadas no futuro. “A capacitação é sempre importante para a reciclagem do conhecimento, troca de experiências entre os nossos pares e o balizamento das ações. Achei bem interessante e dinâmico o formato adotado para este ano, pois, mesmo que online, foi produtivo. Espero que tenhamos outros encontros durante o ano porque é muito legal ter esse contato com todos”, disse Alessandra Martins de Castro, professora do Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP.

O evento também contou com a participação do Gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento (Nando), que deu as boas-vindas aos professores e a agradeceu o trabalho de todos os profissionais.

Participaram da capacitação os professores do Rio de Janeiro: Juliana Camilo, do Núcleo Guadalupe; Cristiane Souza, do Núcleo Coelho Neto; Rafael Melo, do Núcleo Leblon; Patrícia Monteiro, do Núcleo Ramos; Alexandre Almeida, do Núcleo Ricardo de Albuquerque; Rodrigo Costa, do Núcleo Quintino; Aline Valle, do Núcleo Irajá e Claudia Martins, do Núcleo Marechal Hermes. Além dos professores Alessandra Martins e Claudio Araújo, do Núcleo Dirceu Cordeiro – Itu/SP; Ivanir Francisco, do Núcleo São Domingos – Campinas/SP; Eduardo Gurgel, do Núcleo Natal/RN; Ailton Donizetti, do Núcleo Cidade Nova – Itu/SP.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos São Paulo: Prefeitura de Campinas, Prefeitura de Diadema e Prefeitura de Itu; Volvo e Stone via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata. A Sanasa é apoiadora em Campinas.

No Rio de Janeiro, os parceiros são: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.

Já em Natal, os parceiros do projeto Vôlei em Rede são: Prefeitura do Natal, Natal Volley Club e Colégio CEI. Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Joinville/SC são: Prefeitura de Joinville, Stone e Bosch, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.