Área restrita SIGIC

20/03/2024

Com o intuito de adquirir mais subsídios e informações a respeito da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, os professores do projeto Vôlei em Rede da cidade do Rio de Janeiro/RJ participaram nesta semana de uma programação especial de Formação Continuada. A atividade é uma capacitação prática que dá continuidade ao credenciamento online realizado em fevereiro.

As aulas foram conduzidas pelo coordenador e analista de projetos do Instituto Compartilhar, Gabriel Jungles, no Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Professor Carneiro Felipe, onde acontecem as aulas do Núcleo Marechal Hermes. “A formação continuada presencial é a oportunidade de integrar o trabalho de todos os profissionais que fazem parte do projeto Vôlei em Rede, assim como trazer para esses professores uma oportunidade de sanar dúvidas, produzir ações diferentes e criativas e agregar mais conhecimento e qualidade para o trabalho, que tem sempre como objetivo final a realização e felicidade das nossas crianças”, explicou o coordenador.

Para isso, o conteúdo das aulas foi desenvolvido de maneira personalizada a partir das dúvidas e apontamentos dos professores. O que envolveu dois momentos principais: o primeiro com a elaboração de exercícios e preceitos da metodologia baseados nas logísticas de aula e nos fundamentos técnicos e de jogo do voleibol e o segundo com a elaboração e construção de pequenos jogos.

“Foi maravilhoso trocar a experiência com os colegas, conhecê-los, ver o trabalho que cada um realiza. Além disso, ver que todo mundo tem dúvida e que a gente pode esclarecer elas com o outro. Então foi muito enriquecedor porque trouxe maravilhosas atividades que a gente vai poder incrementar nossas aulas”, contou Aline Valle, professora do Núcleo Irajá.

O encontro também é uma oportunidade para que os professores, novos e antigos, troquem experiências vividas em quadra para enriquecer ainda mais as aulas. “Achei a capacitação maravilhosa. É sempre um incentivo e uma motivação para a gente, acho que tem que ter sempre. Também uma oportunidade para ser um encontro nosso, o que é super produtivo. Eu super apoio essas movimentações do projeto”, destacou a professora do Núcleo Marechal Hermes, Claudia Martins.

Participaram da Formação Continuada presencial: a coordenadora local dos núcleos do Rio de Janeiro, Renata Regis e os professores: Rodrigo Costa (Núcleo Quintino), Rafael Melo (Núcleo Leblon), Alexandre Almeida (Núcleo Ricardo de Albuquerque), Aline Valle (Núcleo Irajá), Juliana Camilo (Núcleo Guadalupe), Felipe Monteiro (Núcleo Vigário Geral), Cristiane Sousa (Núcleo Coelho Neto) e Claudia Martins (Núcleo Marechal Hermes).

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.