Professores do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro/RJ participam de capacitação para formação continuada

20/03/2025
Sete professores do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro/RJ participaram de uma ação de Formação Continuada do Instituto Compartilhar nesta quinta-feira (20 de março). O objetivo é promover a atualização de conhecimento e troca de experiências para proporcionar mais subsídios e informações a respeito da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol.
A atividade é uma capacitação prática que dá continuidade ao credenciamento online realizado em fevereiro e contou com a participação do coordenador dos núcleos do projeto Vôlei em Rede do Rio de Janeiro, Gabriel Jungles, do Gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento (Nando), e do Maxwell Monteiro Bastos, da Gerência de Projetos Extracurriculares da Secretaria Municipal de Educação.
Em um primeiro momento foi feita uma apresentação do Gerente executivo do Compartilhar e do representante da Secretaria de Educação que falaram sobre questões burocráticas que envolvem o funcionamento do projeto Vôlei em Rede, como funciona a Lei de Incentivo de Esporte e como o projeto é recebido e atendido pela Secretaria de Educação. A conversa foi livre e informal como espaço para que os professores pudessem fazer contribuições e sugestões tanto para o Compartilhar quanto para a Secretaria de Educação.
“A participação nessa capacitação foi muito proveitosa e bastante interessante em poder trocar algumas informações no que diz respeito à intenção da Secretaria Municipal de Educação com as atividades extracurriculares e como trabalharmos o esporte nessa perspectiva de enriquecimento curricular. Fiquei muito bem impressionado com o diálogo que nós obtivemos, com as trocas de informações entre os coordenadores do projeto e os professores que atuam na nossa rede de ensino. Espero ter contribuído e aguardo uma próxima oportunidade para encontrar com todos mais uma vez”, disse Maxwell.

Após esta etapa, o coordenador dos núcleos fez uma palestra quanto à Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, trazendo “pontos-chave” em que os professores devem estar atentos, não apenas para o ensino dos fundamentos do esporte como também para a construção de valores de cidadania e formação de cidadãos ativos na sociedade.
Para o professor Claudio Gama, do Núcleo Acari, a formação continuada é sempre um marco para suas aulas no projeto Vôlei em Rede. “Para mim, a capacitação é um divisor de águas. Primeiro para estreitar parcerias entre os colegas e os colaboradores do Compartilhar. Também por ter a oportunidade de se atualizar com relação aos conhecimentos práticos e teóricos do vôlei, além das metodologias ensinadas pelo Instituto Compartilhar. Esse dia foi rico em aprendizado, com intensa troca de experiências e uma ótima oportunidade de rever pessoas queridas”, disse.
No período da tarde, foi feita uma atividade na qual os professores puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “Eles tinham situações problema que deviam resolver na quadra com exercícios, considerando os três momentos da aula. Para isso, se dividiram em grupos e todos eles quiseram fazer exercícios e dinâmicas, como dizemos, com os momentos da aula da metodologia”, explicou o Gabriel.
O intuito é que eles possam aplicar em aula o que foi discutido no encontro, sempre prezando pela qualidade do aprendizado e das aulas ministradas. “É super importante para a gente estreitar laços com os professores dos outros núcleos, relembrar, atualizar conhecimento. Acho sempre muito proveitoso esses momentos e gostaria que tivessem mais”, disse a professora Claudia Martins, do Núcleo Marechal Hermes.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Instituto Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.