Área restrita SIGIC

13/03/2023

Os professores do projeto Vôlei em Rede dos núcleos Acari, Coelho Neto, Guadalupe, Inhoaíba, Irajá, Jequiá, Leblon, Marechal Hermes, Quintino e Ricardo Albuquerque no Rio de Janeiro/RJ, iniciaram, na última semana (dias 10 e 11 de março), a capacitação com os coordenadores Katia Keller e Gabriel Jungles Fernandes. 

O objetivo é reforçar a importância da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol associada à educação em valores humanos. Além de apresentar o planejamento e metas do projeto para ano de 2023 e atualizar as demandas operacionais para alimentação de sistema de registro de presença e avaliação dos alunos do projeto.

“A capacitação é um momento muito importante para todos os professores e para a coordenação pois temos a oportunidade de alinhar as expectativas do ano, apresentar os planos de ação e todas as demandas do instituto, assim como realizar a integração dos professores que já fazem parte do projeto e os professores novos. Além disso, este ano realizaremos a abertura de novos núcleos e essa reunião é fundamental para proporcionar esse momento aos novos profissionais”, conta Gabriel.

Ao todo, são 11 professores que participam da capacitação que é dividida em duas etapas, sendo a primeira online e a segunda presencial, com a aplicação dos conhecimentos na prática, que ocorrerá em abril com a visita de coordenadores ao município. Momentos estes que proporcionam a troca de experiências entre os professores mais antigos e os mais novos de projeto. 

“Com a facilidade de fazer a primeira etapa online, aproveitamos melhor os momentos com os professorespassando a teoria, falando dos resultados e ações para este ano, e na segunda, presencial, podendo dar um foco maior nas necessidades de aula de cada professor. Como no ano passado não foi possível fazer esta ação, estamos ansiosos para reunir esses professores, pois ele é fundamental para o aperfeiçoamento e alinhamento das ações, além de reforçar pontos importantes da Metodologia Compartilhar e para a troca de experiências que sempre é muito rica. Nós da coordenação também aprendemos muito com os professores”, explicou Kátia.

Durante a etapa online da capacitação também foram apresentados os resultados da Pesquisa Percepções 2022 realizada com alunos, pais e responsáveis, diretores das escolas e os próprios professores. Com base nestas informações, foram discutidos os destaques encontrados e as estratégias para melhorar os pontos a melhorar. 

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Enauta, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.