Professores do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro participam de capacitação

13 de março
Os professores do projeto Vôlei em Rede dos núcleos Acari, Coelho Neto, Guadalupe, Inhoaíba, Irajá, Jequiá, Leblon, Marechal Hermes, Quintino e Ricardo Albuquerque no Rio de Janeiro/RJ, iniciaram, na última semana (dias 10 e 11 de março), a capacitação com os coordenadores Katia Keller e Gabriel Jungles Fernandes.
O objetivo é reforçar a importância da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol associada à educação em valores humanos. Além de apresentar o planejamento e metas do projeto para ano de 2023 e atualizar as demandas operacionais para alimentação de sistema de registro de presença e avaliação dos alunos do projeto.
“A capacitação é um momento muito importante para todos os professores e para a coordenação pois temos a oportunidade de alinhar as expectativas do ano, apresentar os planos de ação e todas as demandas do instituto, assim como realizar a integração dos professores que já fazem parte do projeto e os professores novos. Além disso, este ano realizaremos a abertura de novos núcleos e essa reunião é fundamental para proporcionar esse momento aos novos profissionais”, conta Gabriel.
Ao todo, são 11 professores que participam da capacitação que é dividida em duas etapas, sendo a primeira online e a segunda presencial, com a aplicação dos conhecimentos na prática, que ocorrerá em abril com a visita de coordenadores ao município. Momentos estes que proporcionam a troca de experiências entre os professores mais antigos e os mais novos de projeto.
“Com a facilidade de fazer a primeira etapa online, aproveitamos melhor os momentos com os professorespassando a teoria, falando dos resultados e ações para este ano, e na segunda, presencial, podendo dar um foco maior nas necessidades de aula de cada professor. Como no ano passado não foi possível fazer esta ação, estamos ansiosos para reunir esses professores, pois ele é fundamental para o aperfeiçoamento e alinhamento das ações, além de reforçar pontos importantes da Metodologia Compartilhar e para a troca de experiências que sempre é muito rica. Nós da coordenação também aprendemos muito com os professores”, explicou Kátia.
Durante a etapa online da capacitação também foram apresentados os resultados da Pesquisa Percepções 2022 realizada com alunos, pais e responsáveis, diretores das escolas e os próprios professores. Com base nestas informações, foram discutidos os destaques encontrados e as estratégias para melhorar os pontos a melhorar.
São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Enauta, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.