Área restrita SIGIC

Nesse mês de abril, o coordenador dos núcleos interior do Paraná do projeto Vôlei em Rede, Claudio Fontanelli, realizou visitas técnicas aos núcleos do centro do estado, Pitanga (22/04), Guarapuava (22/04) e Maringá (23 e 24/04).

Essas visitas são de extrema importância para conhecer e acompanhar a realidade de cada núcleo, e reforçam o apoio contínuo aos professores na aplicação da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, contribuindo ainda mais com o ensino do voleibol aliado a valores de cidadania.

Em Pitanga, o coordenador se reuniu com o diretor Miguel Angelo Mazur e a diretora Auxilar Rosângela Berese do C.E. Dom Pedro I para a entrega das garrafinhas dos alunos, e deles ouviu a satisfação da escola: “O projeto cresce a cada ano. Temos lista de espera nas turmas, justamente por ser atraente e bem trabalhado. Colocamo-nos à disposição para tudo o que for necessário à continuidade do projeto”, destacou o diretor.

Após acompanhar as aulas, o coordenador se reuniu com o professor Vilson José Scherpinski, e pode conhecer a dinâmica do projeto dentro da escola, ajudar com as dúvidas gerais e também com a metodologia, reforçando a relação da aplicação de valores dentro das aulas de voleibol. “Tivemos a alegria de receber o coordenador Cláudio aqui em Pitanga. É de muita importância a sua visita pois conversou com alguns alunos e com toda a turma para saberem mais detalhes sobre o projeto”, disse o professor.

Nataly Alves Lima, 13 anos, aluna do Mini 3x3, adicionou: “O projeto trouxe um sentimento muito bom para mim, porque foi por conta dele que consegui abrir muitas portas, com amizades e oportunidades. Hoje faço parte de um time, e só consegui isso por participar do projeto. Aprendi que estamos aqui para aprender e ajudar os outros e não julgar quem não está bem na aula.”

Já no Núcleo Guarapuava no C.E. Visconde de Guarapuava, como o professor João Paulo Stimer Konig iniciou nesse ano no projeto, a visita teve também como objetivo ajudar nas questões administrativas, com a metodologia, fundamentação técnica, planejamento e organização das aulas. “Receber em nosso colégio o professor Claudio foi muito importante para a organização e continuação das atividades do projeto. Podemos conhecer melhor a proposta na prática e fazer os alinhamentos necessários para uma melhor experiência e aproveitamento dos alunos” declarou o professor. A diretora Néia Tora Lemos esteve presente no ginásio para receber as garrafinhas dos alunos. Ela, que inclusive é ex-professora do Vôlei em Rede no núcleo, conhece bem a realidade do projeto e está auxiliando o professor João Paulo nesse início da sua jornada. “As visitas técnicas são necessárias por aproximar a equipe de coordenação ao professor, alunos e escola. A presença do Claudio aqui foi muito útil nesse sentido”, enfatizou a diretora.

Por fim, o coordenador foi ao Colégio Estadual de Aplicação Pedagógica, que sedia o Núcleo Maringá. Nessa oportunidade, fez a entrega de garrafinhas para os alunos e acompanhou algumas aulas da professora Daniele Maria Vaz Junho, com a manutenção e troca das redes de vôlei do núcleo. “Foi muito importante o auxílio do professor Claudio na troca e instalação das novas redes de vôlei, facilitou bastante na hora de montá-las nas aulas”, disse a professora.

Na segunda quinzena de maio o coordenador Claudio Fontanelli continuará com as visitas técnicas nos núcleos de Campo Largo, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Ventania, Guaratuba, Francisco Beltrão, Pato Branco, Toledo e Cascavel, fechando o acompanhamento aos 16 núcleos do interior do Paraná nesse primeiro semestre.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, Volvo, Klabin, Colégio Positivo, Instituto Stone, Rumo, Cimento Itambé, S&C Electric Brasil, Arotubi, Sysmex, RDP, Unimed Paraná e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.