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27 de março

A relevância e os benefícios do projeto Vôlei em Rede, do Instituto Compartilhar, na vida de milhares de crianças e adolescentes pode ser comprovada pela Pesquisa Percepções realizada no final de 2022 e divulgada em março. O trabalho envolveu um processo de escuta de alunos, seus pais e responsáveis, professores e direção das escolas onde acontecem as aulas do projeto e proporcionou a compreensão da efetividade e do alcance das ações desenvolvidas pelo projeto em sala de aula, em casa e no cotidiano de cada um dos alunos. 

A pesquisa foi construída com base em questionários aplicados a estes públicos envolvidos direta e indiretamente com as ações do Instituto Compartilhar a fim de entender quais eram suas percepções sobre a estrutura do projeto contemplando a qualidade das aulas, atuação dos professores, materiais utilizados em aula, entre outros. O que contribui também para a verificação de pontos que podem melhorar fortalecendo o trabalho que já vem sendo feito há 15 anos.

“Analisando as informações obtidas, percebemos a influência de diversos fatores no sucesso das ações promovidas pelo projeto, como o trabalho realizado pelos professores, a entrega e a qualidade dos uniformes e materiais e todo o envolvimento das crianças com seus amigos nas aulas e eventos. Esses parâmetros auxiliam muito o processo da coordenação, que faz o alinhamento dos resultados com os objetivos do Instituto”, destacou o coordenador dos núcleos em São Paulo (Itu e Campinas) e Natal/RN, Alexandro Martins.

Ao todo, foram ouvidos 1.538 alunos, 854 pais e responsáveis, 35 professores e 27 diretores e/ou membros da equipe pedagógica das escolas de 29 núcleos do projeto Vôlei em Rede. Eles responderam os questionários entre os meses de outubro e novembro de 2022 por meio da plataforma Google Forms, no qual opinaram de maneira anônima sobre temas específicos detalhados em perguntas abertas e fechadas. Os resultados foram computados por meio de gráficos e tabelas quando as perguntas eram fechadas e em nuvem de palavras quando perguntas abertas.

Entre os resultados obtidos pela pesquisa, destaca-se a qualidade dos professores do projeto. Cerca de 80% dos alunos consideraram os professores excelentes enquanto 68% deram o mesmo conceito para as aulas. Divertido, legal, paciente, ensina, humor são as palavras de destaque quando os alunos são perguntados sobre o que mais gostam no professor.

“Por mim, eu acho os professores ótimos. Eles ensinam ajudam você não só como professor, mas como um amigo. Eu considero muito ele mais como família, por causa dele que ainda continuo a jogar, ele me deu esperança e me ajudou muito”, disse um aluno ou aluna ao responder o questionário.

Um feedback que também é observado pelo coordenador pedagógico do Instituto Compartilhar e coordenador dos Núcleos Paraná, Josmar Coelho. “No que me cabe avaliar, observo com muita satisfação o ótimo desempenho dos professores e as aulas desenvolvidas por eles no dia a dia do projeto. Percebo, através de um olhar pedagógico, que a cada ano que passa o projeto vem se consolidando por meio das ações desenvolvidas em cada núcleo e pelo seu corpo docente. Os resultados desta pesquisa nos motivam a continuar neste caminho para que possamos, de forma concreta, contribuir para o desenvolvimento humano por meio do esporte”, completou.

Um trabalho desenvolvido com base na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, que valoriza o acerto para estimular os alunos e a associa o ensinamento do esporte com valores de cidadania. O que é reconhecido por cerca de 80% dos pais que responderam perceber uma mudança no comportamento dos seus filhos ou filhas após o início das aulas no projeto. 

“Agora eles têm um propósito todos os dias, saíram das telas, se alimentam nos horários certos e têm maios responsabilidade”, afirmou um dos pais respondentes. 

Opinião também compartilhada pelos diretores e equipe pedagógica das escolas onde os projetos acontecem. Para cerca de 89% dos entrevistados a metodologia utilizada em aula é apropriada para o ensino de valores. 

“O projeto Vôlei em Rede na escola contribuiu com o trabalho do professor em sala de aula, pois a dinâmica do mesmo desenvolve disciplina, comprometimento e organização”, disse um dos representantes das escolas entrevistados.

Além disso, cerca de 90% dos alunos indicaram que concordam ou concordam plenamente com os valores que são repassados em aula. “Isto mostra que o nosso trabalho de valores é bem recebido e principalmente compreendido pelos alunos, mostrando que a Metodologia Compartilhar cumpre com seu papel principal”, comenta Alexandro.

Questões importantes e que refletem na satisfação e confiança dos pais do trabalho realizado. Cerca de 93% deles responderam que pretendem matricular seus filhos novamente no projeto no próximo ano. “As atividades têm excelentes resultados no desenvolvimento das minhas filhas, corporal, mental e emocional”, afirmou um dos pais/responsáveis entrevistados.

Os resultados são muito significativos e somente podem acontecer com a ajuda dos diversos parceiros que viabilizam os projetos. O poder público que, na maioria dos núcleos, disponibiliza a quadra esportiva da escola ou do ginásio e os professores de educação física para ministrarem as aulas, e as empresas e pessoas físicas que aportam recursos diretos ou via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, um mecanismo do Governo Federal fundamental para sustentabilidade e manutenção das atividades com excelência. Ao Instituto Compartilhar cabe a coordenação e operacionalização de todo o processo.

Estas e outras informações coletadas pela pesquisa vão ajudar a guiar as ações do Instituto Compartilhar para os próximos anos, sempre levando em conta o ponto de vista dos diversos atores envolvidos, pois este é o conceito de trabalhar em rede. 

Os principais pontos da pesquisa podem ser acompanhados nas nossas redes sociais e seu conteúdo completo está disponível neste link.