Área restrita SIGIC

19/01/2026

A Pesquisa de Percepção é uma ferramenta aplicada regularmente pelo Instituto Compartilhar com o objetivo de monitorar a satisfação e o impacto do projeto Vôlei em Rede junto a alunos, professores, pais e responsáveis. Em 2025, o levantamento foi realizado em diferentes estados e núcleos, e permitiu acompanhar aspectos relacionados à qualidade das aulas, desenvolvimento pessoal, convivência e bem-estar dos participantes.

Ainda preliminarmente, os resultados indicam alto nível de satisfação com o projeto.

Podemos citar alguns destaques: no Paraná, um dos dados mais impactantes é que 91% dos responsáveis atribuíram notas máximas de 4 e 5 para a contribuição geral do projeto no desenvolvimento pessoal e social de seus filhos. No que tange à responsabilidade e compromisso, aproximadamente 77,6% dos pais notaram uma evolução positiva no cumprimento de horários e tarefas domésticas, evidenciando que o que se aprende nas quadras de voleibol está sendo integrado à rotina fora delas.

Já no Rio de Janeiro, 85,5% dos alunos afirmaram sentir-se animados para ir às aulas, evidenciando um ambiente acolhedor e motivador; em Joinville essa percepção alcançou 96%. Em Natal, 84,5% dos participantes relataram sentir-se comprometidos com as aulas e ensinamentos (notas 4 e 5) e em São Paulo, 88% dos respondentes afirmam que o projeto contribui diretamente para uma melhor qualidade de vida.

Além dos indicadores quantitativos, a pesquisa reúne depoimentos que ajudam a compreender o impacto do projeto a partir da vivência dos participantes. Para Camila Leite Santos,15 anos, categoria Vôlei, aluna do Núcleo Natal/RN, o Vôlei em Rede ampliou suas possibilidades: “O esporte me ensinou a importância da paciência e da dedicação, trazendo benefícios no meu cotidiano. Evoluí no voleibol e como pessoa, e hoje consigo levar esse aprendizado para outras áreas da minha vida”, relata a aluna.

Na perspectiva dos educadores, a Pesquisa de Percepção também evidencia o papel do projeto no desenvolvimento integral dos alunos. Para Karina Rodrigues, professora do Núcleo Vila Santa Terezinha – Itu/SP, o trabalho vai além do ensino esportivo. “As atividades permitem trabalhar valores como cooperação, respeito, responsabilidade e autonomia. Ver a superação diária dos alunos e perceber o quanto eles crescem com isso reforça o significado do projeto”, afirma.

Os resultados consolidados da pesquisa reafirmam o Vôlei em Rede como uma iniciativa que utiliza o esporte de forma estruturada para promover aprendizagem, convivência e desenvolvimento humano nos diferentes territórios onde o Instituto Compartilhar atua. A pesquisa completa será disponibilizada em breve no nosso site juntamente com pesquisas dos anos anteriores.

São parceiros institucionais do Instituto Compartilhar: Editora Sextante, Delírio Tropical, Bosisio, Macedo Soares Advogados e IRKO Consultoria.