Oeste do Paraná tem dia com muito vôlei e alegria
28/09/2023
Crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Vôlei em Rede no oeste do Paraná tiveram um dia repleto de diversão, integração e muito vôlei. Elas participaram do Festival Interagindo, que aconteceu nesta quinta-feira (28) em Pato Branco, que recebeu o Núcleo Francisco Beltrão, e em Cascavel, que recebeu o Núcleo Toledo.
O objetivo foi promover a socialização, fomentar os valores e os fundamentos do vôlei ensinados diariamente dentro e fora das quadras. Ao todo, são mais de 250 crianças e adolescentes beneficiadas com a iniciativa, sendo 125 alunos e 10 ex-alunos (que atuaram como voluntários) em Pato Branco, e 123 alunos e nove ex-alunos em Cascavel.
“Foi um momento maravilhoso em que se percebia o encantamento dos alunos dos dois núcleos. As atividades propostas também trabalharam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e envolveram todos, que se divertiram e aprenderam mais sobre a responsabilidade de cada um para o desenvolvimento com sustentabilidade”, contou a professora do Núcleo Pato Branco, Simone Pastorello. Ela também destacou a prestatividade e ajuda dos ex-alunos do projeto em todas as etapas do evento, auxiliando na organização, entrega de lanches, arbitragem dos jogos e limpeza dos espaços ao final do dia.
“Fomos muito bem recebidos por todos, principalmente pela professora Simone que nos esperou com tudo pronto e organizado. A atividade dos ODS foi incrível, muito bem pensada e desenvolvida de tal maneira que todos participaram e entenderam a importância de cada ação. Além disso, todas as quadras estavam montadas com auxílio de alguns ex-aluno, que ajudaram em toda a organização do Festival. Todos se divertiram e experimentaram a emoção da competição”, disse o professor do núcleo Francisco Beltrão, Gabriel Link.
“Eu nunca tinha participado de um Festival de Vôlei em outra cidade e gostei muito. Foi muita emoção e nervosismo quando joguei”, contou a Michelly Eduarda Augustin, de 13 anos, aluna da categoria Mini 4x4, do Núcleo Francisco Beltrão. “Todos os alunos se envolveram nas atividades e não importou muito quem ganhou ou perdeu, valeu pelo que a gente aprendeu e se divertiu. O tema abordado também foi muito interessante e nos faz refletir sobre a importância de cada um se comprometer para um mundo melhor”, completou Gabriela de Medeiros Martins, de 15 anos, aluna da categoria Mini 4x4 do Núcleo Pato Branco.
Nos Festivais foram trabalhados com a garotada o ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e o ODS 15 (Vida Terrestre), que fizeram os alunos refletirem sobre suas ações no dia a dia. “Os alunos fizeram bonito. Foi lindo ver a socialização entre os núcleos na atividade, durante a montagem de cestas básicas com alimentos levados por eles para serem distribuídas para famílias carentes, nas brincadeiras de caça-palavras, jogo da memória e jogo da velha”, disse a professora do Núcleo Cascavel, Vera Lucia Lazarin Gutinik. Além disso, os alunos montaram a árvore da consciência, em que cada um se comprometeu com ações para reduzir os impactos que suas atitudes causam ao meio ambiente.
“O Festival de Interagindo foi muito legal, tinha muitas atividades, como jogos de vôlei, caça-palavras, jogo da velha, e tinha como escrever em uma folha de árvore, e minha promessa foi nunca mais destruir árvores", contou Enzo Moll, de 11 anos, aluno da categoria Mini 3x3 do Núcleo Cascavel. “Eu adorei o Festival e os alunos de Toledo são muito simpáticos. Gostei muito das atividades do ODS, pois me fez refletir sobre minhas atitudes referentes ao meio ambiente”, completou Milena Vitoria R. dos Santos, de 10 anos, aluna da categoria Mini 4x4, também do Núcleo Cascavel.
Ao cumprir cada uma das tarefas definidas nas estações de atividades, os alunos ganhavam um adesivo e, ao completarem todo o ciclo, com cinco adesivos de cores diferentes, tinham direito a um brinde. Além de outras brincadeiras, atividades de solidariedade e muitas partidas de vôlei.
No final do dia, todos receberam medalhas por participar do Festival Interagindo. O próximo encontro ocorrerá em outubro, quando os núcleos visitantes, por sua vez, vão ser os anfitriões.
São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.