Área restrita SIGIC

22/08/2023

Com o intuito de promover uma reflexão quanto aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ODS, a professora Alessandra Castro Magalhães do Núcleo Dirceu Cordeiro do projeto Vôlei em Rede, em Itu/SP, realizou, nos dias 21 e 22 de agosto, uma atividade diferente com seus alunos. Com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Itu e seu educador ambiental, Antonio Carlos de Andrade, as crianças e adolescentes participaram de uma Roda de Conversa que tratou da importância de se cuidar do meio ambiente. 

“É sempre bom oportunizar para as crianças o conhecimento sobre temas importantes como o meio ambiente, além de também utilizarmos estes momentos para incluir valores do projeto, como a responsabilidade. As crianças mostraram que aprenderam que quando alguém está falando e explicando algo não devemos conversar porque isso é falta de respeito, também seguiram as orientações de cada momento e participaram ativamente da roda, demonstrando responsabilidade com o momento”, contou a professora.

Ao todo, participaram das atividades, realizadas na dependência adjacente ao Ginásio Dirceu Cordeiro, 83 pessoas, entre professores e alunos das categorias Mini 2x2, Mini 3x3, Mini 4x4 e Vôlei. Nelas, o educador ambiental municipal fez uma apresentação sobre os impactos das queimadas, a fauna local e a importância da reciclagem. Momento em que as crianças foram incentivadas a falar sobre o que já conheciam a respeito de cada temática e levadas a refletir sobre a importância de busca atitudes mais sustentáveis e a proteção do meio ambiente para as próximas gerações. 

Ao final, foi realizada uma atividade prática em que cada aluno escolheu um componente da biodiversidade (como água, árvores, insetos, terra, sementes e outros) que foram interligados por um barbante para demonstrar que todos os elementos estão conectados. Quando o professore mexia em no componente de um aluno todos os demais sentiam esse efeito, mostrando que os impactos das ações do homem podem ser sentidos por todos, provocando um desequilíbrio ambiental. 

“Eu aprendi na atividade o que é sustentabilidade. Que não devemos desmatar porque se não os bichos começam a entrar nas casas e que é proibido matar várias espécies de animais. Também que não devemos jogar entulho em lugar inapropriado”, disse Enzo Gabriel Bourguignon Rodrigues, de 13 anos, aluno da categoria Mini 3x3.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Itu/SP são: Prefeitura de Itu, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.