Área restrita SIGIC

07/10/2023

Para promover aprendizados sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em todas as categorias do projeto Vôlei em Rede, o Núcleo Central – Curitiba/PR realizou nesta sexta e sábado (06 e 07 de outubro) o Festival ODS. O assunto foi trabalhado em rodas de conversa com as turmas durante as aulas anteriores ao evento, dando ênfase ao ODS 15 (Vida Terrestre) para as categorias Mini 4x4 e Vôlei e ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) para as categorias Mini 3x3 e Mini 2x2.

Para trabalhar a importância do uso sustentável dos recursos naturais e proteção do meio ambiente, envolvendo o ODS 15, os alunos realizaram um concurso de troféus feitos a partir de material reciclado. “Lançamos um desafio aos alunos para juntarem diversos materiais e, duas semanas antes do evento, em um dia fora de aula, confeccionaram seus troféus. Na semana seguinte foi lançada a votação via Instagram do Vôlei em Rede Central para a escolha do melhor”, contou o coordenador pedagógico do Instituto Compartilhar, Josmar Coelho. 

Para incentivar uma reflexão quanto a importância de manter um estilo de vida saudável e com bem-estar (ODS 3), os alunos mais novos do projeto foram incentivados a perguntar para seus pais e familiares sobre as atividades que praticam em seu dia a dia. “Com base nas respostas e sugestões trazidas, desenvolvemos exercícios de aquecimento no início das aulas. Apareceram diversas brincadeiras de rua, bem como esportes e academia. Na semana antes do evento, as turmas levaram para casa um caça-palavras com perguntas relacionadas à alimentação para fazer com a família”, explicou Josmar. 

A temática ainda contou com o reforço e a parceria do Cento Universitário UniBrasil e seus acadêmicos de Educação Física e Nutrição que realizaram duas oficinas. A primeira, direcionada aos pais e responsáveis, trabalhou atividades ao ar livre para mostrar a importância de se manter ativos e combater o sedentarismo. A segunda oficina foi direcionada às crianças e reforçou a necessidade da boa higienização dos alimentos e de se montar um prato saudável.

Ao final dos dois dias, os 300 alunos, cerca de 100 pais e responsáveis e 18 atletas da equipe de vôlei da cidade de Pinhais participaram de brincadeiras e jogos com premiação para as equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugar.

“Eu amo quando tem esse tipo de evento e acho ótimo interagir com outras pessoas e fazer novas amizades. Joguei em um time com meninas que eu não conhecia e foi bem legal. Tivemos como atividade de valor o ODS 15, onde podemos conhecer sobre o seu objetivo e construir um troféu com o tema”, contou Luiza de Macedo Weinhardt França, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei.

Para Regina Evangelista Mattos Silva, mãe da aluna Ana Júlia Evangelista Amud, de 9 anos, da categoria Mini 2x2, eventos como este estimulam o envolvimento de todos no projeto. “A Ana Júlia estava muito ansiosa para que chegasse logo o dia do seu primeiro Festival de Vôlei. Nós estamos muito felizes com sua participação no projeto que tem ensinado muito e mudado sua rotina, ela aprende muito. Já queremos o próximo evento”, disse.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.