O esporte como meio: aprender para jogar, jogar para aprender

Na última terça-feira, 10 de agosto, o Instituto Compartilhar convidou o professor da UFMG, coordenador do CECA na EEFFTO UFMG, membro da Comissão de Desenvolvimento da Confederação Sul Centro Americana de Handebol e conferencista da Federação Internacional de Handebol (IHF), Pablo Juan Greco para uma conversa enriquecedora sobre o poder do esporte para o desenvolvimento integral do ser humano. O bate-papo aconteceu no canal do Youtube da Organização e foi comandado pelos coordenadores de projetos Ana Elisa Caron e Alexandro Martins.

A live que teve como tema “O jogo como ferramenta para o desenvolvimento social e cognitivo-motor em crianças”, teve a duração de 1h30 com muito conteúdo sobre iniciação esportiva e a capacidade do cérebro de aprender. Para o professor Pablo, o jogo por si só não desenvolve o aprendizado de maneira duradoura, é preciso ter um objetivo claro e uma metodologia adequada: “Nós precisamos objetivar via jogo o que queremos desenvolver. Porque a criança que realiza uma determinada tarefa, deve estar inserida em um determinado ambiente. Seja a escola, ou o clube com amigos. Isso cria uma tríade de interação entre pessoa, ambiente e tarefa que precisa existir para fortalecer o processo de aprendizado, gerando conexões neurais que se repetem e fazem a criança assimilar o conhecimento”. 

Ana Elisa, coordenadora de projetos do Compartilhar, enfatiza que “o conteúdo abordado pelo professor Pablo é extremamente relevante no ambiente da iniciação esportiva e reafirma a forma como a Metodologia Compartilhar está construída. Apesar de não ter grande experiência com ensino e treinamento de voleibol, o professor Pablo conseguiu aproximar muito os conceitos teóricos do seu campo de pesquisa com o vôlei”. E ainda complementa:

“Acredito que o Pablo consegue aproximar o universo acadêmico do universo prático, que são os professores que estão em quadra. Isso é um diferencial da sua didática. Acredito que o conteúdo passado foi muito interessante para todos os professores que participaram da live”.

Para quem não pode acompanhar o evento ao vivo, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=7MV0Hwd5cUA e conferir na íntegra tudo o que foi compartilhado nesta conversa especial com o professor Pablo Juan Greco.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.