Área restrita SIGIC

14 de dezembro de 2022

Para celebrar o encerramento das aulas de 2022, os núcleos do projeto Vôlei em Rede no Paraná organizaram Festivais de Encerramento com seus alunos. As atividades realizadas foram pensadas de acordo com as condições de cada localidade, sempre promovendo a interação e uma experiência diferente para a garotada. 

“A ideia foi comemorar, festejar as conquistas de um ano inteiro e preparar caminho para um novo, passar uma mensagem de missão cumprida. Tudo graças aos professores que conduziram brilhantemente o trabalho ao longo de 2022, pois fizeram com amor, dedicação e carinho”, disse Tatiana Ribas, coordenadora dos Núcleos do Interior do Paraná.

O primeiro Núcleo a realizar atividades para celebrar o encerramento do ano letivo foi o de Guarapuava. Em 12 de novembro os alunos puderam aproveitar o verão e se divertir no Parque Aquático Cascanéia, em Gaspar/SC. Para arcar com a viagem, os professores do Núcleo, juntamente com a escola onde as aulas do projeto acontecem, desenvolveram um trabalho de educação financeira que envolvia a venda de rifas de 30 prêmios.

“Uma das melhores, se não a melhor, viagem que já fui. Adorei vender as rifas que ajudou muito para não tirar nada do bolso. Quero que tenha mais vezes ano que vem, pois foi uma grande oportunidade que tive de viajar e me divertir”, disse João Paulo Brito Souza, de 13 anos, aluno da categoria Vôlei no projeto.

O Núcleo realizou ainda uma atividade de limpeza da quadra onde acontecem as aulas, o que ensinou aos alunos sobre a importância de cuidar bem dos materiais e equipamentos. Os alunos, juntamente com os professores, fizeram uma divertida organização de armários, postes e redes usadas na aula e ainda lavaram as bolas e a quadra.

A professora Valdinéia Tora Lemos (Néia) realizou uma atividade com bexiga cheia de água. Na ação os alunos deveriam responder a perguntas específicas, quem errava a resposta levava uma torta na cara e tinha uma bexiga com água estourada. Um momento de descontração em que os alunos aprenderam diferentes conteúdos e o valor de responsabilidade. 

“Eu gostei muito da despedida. Apesar da diversão, dói lembrar que não terá vôlei até ano que vem. Adorei a guerra de balões de água e deslizar no sabão, além da professora ter essas ideias muito legais, que poucas pessoas fariam”, contou Rhyan José Gelinski da Silva, de 13 anos, aluno da categoria Mini 4x4 no Núcleo.

Já no litoral do estado, o Núcleo de Guaratuba levou seus alunos para participar de um festival promovido pela Secretaria do Esporte e de Lazer do Município, em 30 de novembro. Na ocasião os alunos puderam participar de muitos jogos de vôlei e de outros esportes, além de conhecer e interagir com crianças e adolescentes que também fazem parte de outros projetos na cidade. 

“Eu gosto de brincar de vôlei, pois sempre que eu jogo é com meus amigos. Mesmo eles não sabendo jogar, nós rimos muito. Outro motivo é a adrenalina de quando estamos em uma rodinha e a bola está a muito tempo sem cair, é uma diversão sem fim”, disse Guilherme Henrique Hofstaetter Lopes, de 14 anos, aluno da categoria Mini 4x4 do Núcleo Guaratuba.

Já os núcleos de Campo Largo, Pato Branco e Ribeirão do Pinhal promoveram nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, respectivamente, Festivais de Encerramento nos locais onde são realizadas as aulas do projeto permitindo que os alunos pudessem se divertir jogando muito vôlei entre as diferentes categorias. “O festival de encerramento foi muito legal, com todas as turmas jogando no mesmo horário. Nos encontrarmos e jogarmos juntos mais uma vez é muito bom para fechar o ano”, destacou Ana Clara Santos Fernandes, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei no Núcleo de Campo Largo.

Alegria compartilhada pela aluna Maria Elena Souza Sorace, 12 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Ribeirão do Pinhal: “Eu adoro os festivais do projeto. Tem o que eu mais gosto que são os jogos, pois posso jogar com os colegas de turmas diferentes. Adorei o festival para terminar nosso ano”, disse.

Também pela aluna Kauane Nobre, de 12 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Pato Branco: “Para mim o projeto Vôlei em Rede foi uma experiência muito especial. Eu não tinha muito interesse por esportes, e depois que comecei a fazer o projeto fico contando as horas para poder ir ao treino. Me divertindo muito, jogando e aprendendo a respeitar a todos, a ter responsabilidade com meus materiais e horários e a apoiar meus colegas porque todo mundo pode errar. Aprendi muito e espero continuar por muito tempo”, contou.

Os núcleos de Telêmaco Borba e Ortigueira realizaram um Festival de Encerramento diferente, reunindo os alunos das duas cidades. A Prefeitura de Ortigueira disponibilizou o transporte para os alunos irem até o local onde o mesmo projeto acontece na cidade vizinha.

“Foi muito importante essa ida, pois foi primeira vez de todos os alunos puderam participar de um evento fora de Ortigueira e teve grande impacto na vida deles. A integração com outros alunos proporcionou uma troca de conhecimento e permitiu a eles participar de algo que projeto pode disponibilizar. É gratificante ser professor e ver que, através do projeto, os alunos podem sentir felicidade, sair um pouco da bolha em que vivem e interagir com pessoas novas em lugar diferente”, destacou o professor Arahão Vieira Junior, do Núcleo de Ortigueira.

Em Ponta Grossa, o Festival de Encerramento foi realizado em 8 de dezembro e trabalhou o tema “gratidão”. As atividades contaram com a participação de alunos de outras duas Escolas Estaduais na cidade, o que proporcionou a garotada a oportunidade de conhecer pessoas novas e apresentar um pouco do que aprenderam durante o ano sobre o esporte. O objetivo foi comemorar a chegada do fim de mais um ano do projeto e agradecer a todos os alunos pelo comprometimento, dedicação durante as aulas.

Já o Núcleo Central – Curitiba promoveu no último dia 9 de dezembro uma atividade diferente. Os 174 alunos e alunas passaram o dia no Parque Clube Panorâmico, em Pinhais (Região Metropolitana). 

“Foi um dos dias mais legais da minha vida e a primeira vez que fui ao parque aquático. O que mais gostei foi da piscina, o balde gigante com água e o almoço. Não sabia que no Vôlei em Rede tinha o final do ano assim”, contou Sophia Mayumi Shiguemoto Machado, de 9 anos, aluna da categoria Mini 2x2.

Eles aproveitaram o dia de muito sol e calor na piscina e nos brinquedos do espaço. Também almoçaram e assistiram a partida de Brasil x Croácia pela Copa do Mundo de futebol.

“Foi um evento ímpar, do início até o fim. As crianças chegaram cedo e super animadas para aproveitar o parque. Não houve nenhum incidente, o almoço estava ótimo e foi muito bem servido. Resumindo, um evento grande e muito proveitoso. Estamos todos com vontade de voltarmos lá ano que vem”, reforçou o professor Kauan Costa.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná são: Governo do Paraná, Stone, Itaú, Colégio Positivo, Klabin, B3, Bosch, Supermercados Condor, Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C, Sysmex, Arotubi, Berneck, Schattdecor, Honda Prixx, Servopa, Alfama, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo de Esporte.