Área restrita SIGIC

05/12/2023

Dando continuidade ao trabalho com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, o mês de dezembro começou com Festivais que também marcaram o encerramento das atividades do projeto Vôlei em Rede para o ano de 2023 no Paraná. Assim como em outros núcleos que realizaram o mesmo evento em novembro, o Festival ODS contou com muitas brincadeiras, palestras e rodas de conversas com profissionais de diversas áreas que trouxeram alguns dos ODS para o dia a dia da garotada. Em algumas localidades, os alunos participaram de campanhas de arrecadação de doações. 

Confira como foi o Festival ODS em cada um dos núcleos:

01/12: Núcleo Telêmaco Borba

Os principais ODS trabalhados com as crianças do Núcleo foram o de Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Vida Terrestre (ODS 15) com atividades que mostraram a importância de se praticar exercícios físicos de maneira regular e de cuidar do meio ambiente. “O Festival foi legal, com muitas atividades e jogos. Amei participar disso e acho que todo mundo gostou, todos fizeram novas amizades e se divertiram muito. Também foi muito cansativo, quem jogou hoje se esforçou muito para conseguir alguma vitória, esperamos participar dos festivais por muitos e muitos anos”, contou Yasmin Vitória L. da Silva, de 11 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Telêmaco Borba.

01/12: Núcleo Ponta Grossa

A professora Vilma programou uma tarde muito especial para a garotada do Núcleo Ponta Grossa que, além de jogar muitas partidas de voleibol, assistiu a um vídeo sobre ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e 15 (Vida Terrestre). Os alunos ainda participaram de uma atividade especial sobre a higiene bucal com a técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Clarissa Sielski.

“Foi uma experiência maravilhosa. No início tivemos palestras com foco nas ODS 3 e 15 e sua importância, e foi falado também um pouco sobre a história do projeto. Logo após fizemos a confecção de um cartaz sobre as ODS em que cada um de nós fizemos um desenho sobre elas, o que foi uma boa experiência para podermos ter mais consciência sobre nossa saúde, os cuidados com o nosso planeta e como nossas ações influenciam todo o ecossistema. Foi um ótimo momento para refletirmos, nos divertir e enturmar com todos do projeto”, explicou Victor Leonardo Alves de Jesus, de 15 anos, aluno da categoria Vôlei no Núcleo Ponta Grossa.

02/12: Núcleo Guaratuba

Além dos jogos de voleibol, a professora Cássia organizou atividades sobre ODS no pátio do Colégio Estadual Pref. Joaquim da Silva Mafra, onde ocorrem as aulas do projeto Vôlei em Rede. Um jogo de memória sobre os 17 ODS e um wordwall com 10 tablets em que os alunos aprenderam mais sobre o ODS 3 (Saúde e Bem-estar). Ao participar das atividades, cada criança recebeu um número para sorteio de prêmios ao final do evento.

Depois, os alunos receberam as medalhas e fecharam o dia com chave de ouro. “Achei o Festival muito divertido e engraçado, tínhamos várias pessoas que jogam bem e que têm noção de jogo. Os jogos do wordwall também foram bem intuitivos sobre as coisas que precisamos ter na nossa vida e convivência com outras pessoas”, contou Gustavo Tracz Barboza, de 14 anos, aluno da categoria Vôlei, no Núcleo Guaratuba.

05/12: Núcleo Ortigueira

O Festival ODS contou com oficina de caça-palavras e jogo da memória que trabalharam os ODS 3 (Saúde e Bem-estar), o que divertiu a garotada, pois foi tudo muito dinâmico e interativo. Além disso, o dia contou com muitas partidas de vôlei em que os alunos puderam colocar em prática tudo o que aprenderam no projeto ao longo do ano.

Para encerrar o dia, todos foram premiados com medalhas e participaram de um lanche comunitário. “Fiquei feliz com os resultados do trabalho feitos, pois percebi que os alunos gostaram e interagiram super bem nas atividades que realizei com eles sobre o tema ODS 3. Dá para ver que eles entenderam o sentido e a relevância de trabalhar esses assuntos no projeto e sua importância para o nosso futuro”, avaliou a professora do Núcleo Ortigueira, Angélica de Freitas Rodrigues da Fonseca.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, e Volvo, Itaú, Klabin, Stone, Rumo, Colégio Positivo, S&C Electric Brasil, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Arotubi, Vianmaq, Sysmex e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.