Área restrita SIGIC

07/11/2023

O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 (Saúde e Bem-estar) foi tema de uma atividade diferente no Núcleo Vila Progresso – Itu/SP do projeto Vôlei em Rede nesta terça-feira (7). A ação incentivou os alunos a refletirem quanto ao tema a partir de um folder com algumas explicações sobre os hábitos saudáveis que podem ser adotados no dia a dia e uma roda de conversa descontraída. 

“Conversamos bastante sobre obesidade, sedentarismo, prevenção de algumas doenças crônicas e, para encerrar o evento, não podia ser diferente, teve muita alegria e vôlei”, contou a professora Fernanda Fonsatti. Ela ainda ensinou aos alunos sobre a pirâmide alimentar, os componentes dos alimentos industrializados e a importância da alimentação saudável aliada a atividade física para uma boa qualidade de vida. 

“Eu contei para a minha mãe da atividade e ela achou super legal e importante falar sobre as coisas saudáveis. Ela leu aquele papel inteiro com as informações que aprendemos e eu reparti a bolacha que fizemos na aula”, contou Pierry Henrique de Oliveira, de 12 anos, aluno da categoria Mini 3x3. 

A bolacha destacada pelo jovem atleta foi o ponto alto da atividade e que adoçou o dia. Ela foi feita pelos próprios alunos no formato de bola de vôlei e usando apenas ingredientes naturais (farinha de aveia, ovo, óleo de coco e açúcar demerara). 

O objetivo foi mostrar que ingredientes naturais também são saborosos. “Durante o processo, fui explicando que quanto menos ingredientes vemos nos rótulos de alimentos prontos, como bolachas e biscoitos, mais saudável eles são. Para isso, comparou uma bolacha industrializada com a que estávamos fazendo e os alunos se assustaram com a quantidade de substâncias presentes nas industrializadas. Também expliquei o porquê ao produzir uma bolacha natural sua validade reduz para três dias, uma vez que não contém nenhum tipo de conservante”, explicou a professora.

“Foi um evento bem legal e pude aprender muita coisa sobre a saúde e alimentação. Eu adorei o biscoito que a tia Fer deu, levei para casa e dei um pedaço pra minha mãe que amou também”, disse Livia Vitoria de Matos, de 9 anos, aluna da categoria Mini 2x2.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Itu/SP são: Prefeitura de Itu, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.