Área restrita SIGIC

01/06/2024

Junho começou com muita alegria, solidariedade e aprendizado sobre a igualdade de gênero no esporte para os alunos do projeto Vôlei em Rede no Paraná. No primeiro dia do mês, o Núcleo Pato Branco realizou o Festival Olímpico, que trabalhou a integração entre os participantes, os valores aprendidos durante as aulas e o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero sob a perspectiva do esporte.

O evento reuniu cerca de 400 pessoas, incluindo alunos do Instituto Compartilhar e convidados de diversas organizações, como Vôlei Futuro (Instituto Teófilo Petricoski), AETE do Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira e Associação de Amigos do Esporte Mariopolitano (AAEMA- Mariópolis). “Nesse festival pude ter a dimensão e importância que o projeto Vôlei em Rede tem, não somente com nossos alunos, mas com toda a comunidade. Não esperávamos receber tantas pessoas e o momento se tornou um grande encontro de famílias, amigos e ex-alunos que acompanharam as atividades, torcendo e colaborando para que o dia fosse especial”, destacou a professora do núcleo, Simone Pastorello.

Os participantes do festival foram envolvidos em uma oficina sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino no esporte. A ação foi alinhada à temática dos Jogos Olímpicos de 2024, que será o primeiro da história em que haverá igualdade numérica de participação entre atletas homens e mulheres. Nela, os representantes das equipes montaram uma linha do tempo destacando a inclusão feminina nas Olimpíadas ao longo dos anos, desde a primeira, em Paris, há 124 anos, quando apenas 2,2% dos atletas eram mulheres.

Além disso, o evento foi uma oportunidade de solidariedade, arrecadando cerca de 400 itens para doação ao Rio Grande do Sul, acompanhados por um sorteio de uma camiseta da seleção brasileira para os doadores. “A atividade e a campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados do Rio Grande do Sul foram momentos de destaque e de envolvimento de toda a comunidade, mostrando que o esporte tem muito poder de contribuir para uma sociedade mais justa e solidária", disse a professora.

Temas relevantes que deixaram uma marca significativa em todos, mostrando o verdadeiro espírito olímpico de união e progresso social. “Nem sempre ganhamos, mas sempre me divirto muito, e o Festival Olímpico foi muito especial. Além do vôlei, alegria e amigos, podemos refletir sobre questões de igualdade de gênero e participação das mulheres na olimpíada e também contribuir com materiais de limpeza para o Rio Grande do Sul. Com a ajuda de todos, podemos fazer a diferença para essa situação tão triste”, contou Maria Valentina Zanchi, de 13 anos, aluna da categoria Vôlei.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte e Volvo, Itaú, Klabin, Stone, Rumo, Colégio Positivo, S&C Electric Brasil, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Arotubi, Vianmaq, Sysmex e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.