Área restrita SIGIC

20/04/2024

Nem a preguiça e nem as fortes chuvas desanimaram os alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede. Eles participaram na manhã deste sábado (20) do primeiro Torneio Interno de Voleibol de 2024.

O objetivo foi promover a integração entre os alunos e reforçar os valores aprendidos em aula. “O evento foi pensado na logística de torneio, sendo notável também o bom tratamento de cooperação entre os alunos mais antigos que auxiliaram os novatos. Por isso, essa é uma atividade muito importante para todos, eles vivenciam os momentos de maneira intensa no jogo ao aprender a lidar com as derrotas e com as vitórias”, contou o professor do núcleo, Eduardo Gurgel.

Ao todo, 31 alunos das categorias Mini 4x4 e Vôlei foram divididos em quatro equipes no Ginásio do Natal Volley Club, parceiro do projeto, para jogar entre si. Ao final, os primeiros colocados receberam medalhas cedidas pelo Colégio CEI, outro parceiro do projeto.

“Eu gostei muito do torneio, não somente porque eu ganhei, mas porque a gente pode usar os valores ensinados nas aulas, como o respeito e responsabilidade. Também teve muito equilíbrio nos jogos”, contou David Luiz Miranda, de 14 anos, aluno da categoria Vôlei.

João Henrique Silva Lima, de 12 anos, aluno do Mini 4x4, também concorda. Ele falou da sua expectativa para participar da atividade. “No começo eu estava um pouco ansioso, mas deu tudo certo e eu terminei em segundo lugar, o que foi muito legal. Também gostei muito porque teve respeito entre todos”.

O evento também envolveu a participação dos professores, dois voluntários, pais e responsáveis pelos alunos que auxiliaram na organização e animaram a torcida durante as partidas. “Eu achei muito bom o torneio porque teve muito respeito e união entre os alunos, o que não é igual a alguns clubes que têm desigualdade e falta de respeito. O jogo também foi muito legal, teve muito rally, muito ataque e muita defesa e agora é treinar porque daqui a pouco tem mais torneios”, destacou José Lucas Luiz de Oliveira, de 13 anos, aluno da categoria Vôlei.

O coordenador do Núcleo Natal/RN, Alexandro Martins, lembrou que mais importante que os resultados das partidas foi a oportunidade de os alunos colocarem em prática os valores que são ensinados durante a aula. “Mesmo o torneio sendo construído em um formato competitivo, o principal objetivo foi a aprendizagem de valores humanos essenciais para a convivência em sociedade e que uma partida pode proporcionar. Na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, além dos momentos das aulas, os jogos são utilizados como ferramenta indispensável para reforçar a nossa missão de desenvolvimento humano por meio do esporte", conclui o coordenador.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleo Natal/RN: Prefeitura do Natal, Natal Volley Club e Colégio CEI.