Núcleo Natal retorna às atividades presenciais
O Núcleo Natal do projeto Vôlei em Rede, na cidade de Natal no Rio Grande do Norte, retornou às aulas com todo gás e disposição no dia 06 de julho de 2021, seguindo todos os cuidados de higiene estabelecidos pelo município e com todas as atividades adaptadas para manter alunos, pais e professores em segurança.
Neste período de pandemia, os coordenadores do Instituto Compartilhar desenvolveram um plano de ação para que todos os professores seguissem no retorno das atividades, como a explicação dos protocolos de higienização, os cuidados para a execução individual dos exercícios e os procedimentos para evitar a troca de materiais entre as crianças. No primeiro momento, apenas os alunos mais novos entre 9 e 12 anos, das categorias Mini 2x2 e Mini 3x3, voltaram às aulas. Para as categorias Mini 4x4 e Vôlei, a retomada das atividades deve acontecer em breve, após um período de avaliação dos professores, priorizando a segurança de todos.
Na volta às aulas, foi realizada uma pequena pesquisa com os alunos para saber o que eles fizeram em casa, neste tempo sem os treinos presenciais. Na pesquisa foram abordadas questões sobre o que eles mais sentiram falta e também sobre quais valores aprendidos no projeto eles praticaram neste período. A participação das crianças foi grande e as respostas foram positivas, com comentários de que ajudaram os pais nos deveres de casa, cumprindo com responsabilidade e respeito ao que era solicitado.
Um dos professores do Núcleo que pertence ao quadro da Secretaria Estadual de Educação, Eduardo Augusto de Souza, contou um pouco como foi esse período longe das quadras e de uma ação que o Compartilhar realizou com os professores: “No início da pandemia, o sentimento foi de pânico por diversos motivos, por ter pais de alto risco. Mas aos poucos fui retornando com algumas atividades, sempre seguindo rigorosamente os protocolos de biossegurança, e acabei inventando um treino avulso em espaço aberto que era uma mistura de técnicas de vôlei, com treino funcional, com temas musicais e assim fui voltando às minhas atividades. Sobre as ações realizadas pela Instituição, como a capacitação dos professores, achei extremamente necessário, pois trouxe interação e conhecimento para todos nós”. Eduardo também comentou sobre o retorno às aulas do projeto, que após todas as experiências de treinos avulsos e as idas e voltas das aulas na escola, ele já estava se sentindo muito preparado para voltar ao projeto Vôlei em Rede.
Nós, da equipe do Compartilhar, ficamos muito felizes com o retorno do Núcleo Natal e estamos na esperança e na torcida de que mais núcleos retornem às atividades em breve.
Parceiros do projeto Vôlei em Rede, Núcleo Natal/RN: Prefeitura Municipal do Natal, Natal Volley Club, Centro de Educação Integrada (CEI) e Universidade Potiguar (UnP).
Fotos: Divulgação IC.