Área restrita SIGIC
[caption id="attachment_7125" align="alignleft" width="300"]O evento atrai até estudantes que não estão nas aulas de educação física. O evento atrai até estudantes que não estão nas aulas de educação física.[/caption] No dia 7 de agosto, os estudantes do Colégio Estadual Olympia Morais Tormenta estavam todos de olho na quadra onde são realizadas as atividade do Núcleo Londrina. O Festival de Voleibol organizado pelo professor Osvaldo Nascimento do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná chamou a atenção da garotada, que somou mais de 250 participantes, dentre alunos do colégio e do projeto. Durante todo o festival, os adolescentes que fazem aula da modalidade praticaram a responsabilidade de orientar aqueles com menos habilidade. O evento teve quadras para o Mini 3×3, Mini 4×4 e para a categoria Vôlei, além das vivências de valores. O festival foi realizado no período da tarde, durante as aulas regulares de educação física do colégio. Os estudantes se revezavam entre as quadras, e independente do resultado, outras equipes eram formadas por participantes que estavam em uma fila de espera. Os próprios alunos foram responsáveis pela organização do evento, tanto nas filas para quem ia jogar como no auxilio dos que tinham menos habilidade, praticando assim valores de cooperação, autonomia e responsabilidade. Assim, todos jogaram muito e com colegas diferentes. Quando batia o sinal de final de aula, o professor levava a próxima turma, e assim se seguiu até o fim do festival. O professor Osvaldo afirmou que o evento foi um sucesso, e que um dos objetivos principais era a socialização entre os estudantes. “O monitoramento na quadra por parte dos alunos do projeto é muito importante, tanto na demonstração de respeito às individualidades como na ajuda técnica e tática dos participantes sem experiência”, comentou Osvaldo. [caption id="attachment_7126" align="alignright" width="300"]Garotada se reveza entre as quadras e todos se divertem. Garotada se reveza entre as quadras e todos se divertem.[/caption] Outro ponto positivo foi à colaboração da direção do colégio e dos professores que liberaram os participantes do projeto do contraturno para auxiliarem o professor Osvaldo no decorrer das atividades. “A aproximação do núcleo com os outros professores de sala de aula foi muito importante. Eles dispensaram alguns alunos para ficarem trabalhando na organização. Presenciamos um grande exemplo de interdisciplinaridade”, ressaltou o professor. Osvaldo também aproveitou a oportunidade para conversar com os professores de educação física do colégio, ele falou sobre a metodologia do projeto e explicou como inserir o voleibol nas aulas. Para ele, o festival foi um sucesso. “O festival com toda minha sinceridade foi um show. Me senti realizado e muito contente com os participantes, tanto os do projeto como os outros alunos da educação física acompanhados pelo seu professor”, completa orgulhoso. [caption id="attachment_7127" align="alignleft" width="169"]A aluna Giovana Morales se concentra para realizar o saque. A aluna Giovana Morales se concentra para realizar o saque.[/caption] Por parte da garotada, e não muito diferente do professor Osvaldo, o festival foi muito bom. Maria Luiza da Silva, 13 anos, da categoria Mini 4×4, gostou muito da participação dos monitores. “Eles nos auxiliaram muito bem durante o evento, tanto dentro da quadra como as filas de quem estava esperando para jogar”, comentou Maria. Willian Redies, 15 anos, da categoria Vôlei, disse que os eles tiveram interesse em ajudar a ensinar os participantes nos fundamentos técnicos. “Com o auxílio deles nós conseguimos aprender bem rápido”. Não só os monitores, mas como os próprios estudantes também ajudaram os colegas que não sabiam jogar. Erick Eduardo, 12 anos, da categoria Mini 4×4, por exemplo, ficou muito feliz por poder ensinar os outros como sacar. Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte. Fotos: Divulgação IC.