Núcleo Guaratuba/PR ensina que para ser Rei ou Rainha da quadra é preciso muito mais do que jogar bem
[caption id="attachment_11610" align="alignleft" width="300"] Mês de novembro é recheado de jogos com valores para aprender sobre qualidades que servem para além da quadra[/caption]
O que é necessário para ser um bom jogador? Basta apenas boa técnica? A professora do Núcleo Guaratuba/PR, Cássia Melchioretto, questionou isso. Baseada na frase do fundador do Instituto Compartilhar, o técnico multicampeão Bernardinho, “Qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas sabe que nunca conseguirá nada sozinho. Então ela organizou o evento Rei e Rainha da Quadra -- os alunos participaram de torneios de Minivôlei ao longo de todo o mês de novembro. O objetivo foi mostrar para a garotada que o talento individual é apenas parte para o sucesso, uma vez que é importante também a união do time.
[caption id="attachment_11613" align="alignright" width="300"] Alunos destaque ganham medalhas personalizadas, mas o principal prêmio não tem preço: saber a importância de respeitar e cooperar com os parceiros de time[/caption]
“O talento pessoal pode ficar em segundo plano quando comparado à força e união de uma equipe”, afirmou a professora. Participaram 73 alunos das categorias Mini 3x3, Mini 4x4, e Vôlei, além dos voluntários da ação complementar de voluntariado do Instituto, o Compartilhando um Ideal. Entre 4 e 27 de novembro, em todas as aulas, as crianças e adolescentes se reuniam em diferentes configurações de equipes e jogavam, de forma competitiva, valendo pontos ao registro final. Para refletir sobre esse trabalho, foi pedido para que os alunos respondessem a seguinte pergunta: O que é necessário para ser Rei ou Rainha da Quadra?
As respostas foram bem interessantes, inclusive a do aluno Lucas Meretika, 15 anos, da categoria Vôlei, que mexeu com os colegas. Em seu texto, Lucas cita a professora, seus amigos e associa características que admira neles, como nesse trecho a seguir: “Ser compreensivo, atencioso e calmo com seus companheiros de equipe, como a Fê, te faz Rei ou Rainha”. Depois de contabilizados todos os pontos e avaliada a atividade de valor, foi coroada a realeza do projeto Vôlei em Rede. Os alunos receberam uma medalha e coroa personalizada, sendo que a maior pontuadora, a aluna Vitória Pereira, 13 anos, categoria Mini 3x3, ganhou uma medalha diferenciada e uma bola de vôlei.
[caption id="attachment_11615" align="alignleft" width="300"] Rei e Rainha da quadra não são apenas quem melhor jogam, mas também quem sabe demonstrar valores[/caption]
“O Rei e Rainha da quadra não precisam ser, necessariamente, bons jogadores e, sim, humildes, companheiros, além de tratar bem as pessoas e admitir seus erros, saber que no jogo e na vida não se trata apenas de ganhar”, disse a aluna Vanessa Vieira, 14 anos, da categoria Mini 4x4. De acordo com a professora Cássia, os alunos demonstraram grande satisfação e alegria em participar do evento e, aos poucos, estão compreendendo que existem qualidades essenciais que envolvem, principalmente, o caráter que bons atletas, alunos e pessoas devem ter.
Parceiros Institucionais: Uptime, Stone, Sextante e Delírio Tropical.
Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Estado do Paraná, Itaipu e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Klabin, Grupo Positivo, Stone, Condor, Previsul, Peróxidos Brasil, Comerc, Berneck, Altech, Elejor, Vianmaq e Itambé.