Núcleo Guaratuba/PR do projeto Vôlei em Rede é premiado com o 2º lugar no RPC Game!
[caption id="attachment_12194" align="alignright" width="300"] Voluntárias e professora apresentam o projeto e as atividades desenvolvidas durante o período de pandemia[/caption]
Com a situação delicada proporcionada pela pandemia do COVID-19, muitas atividades escolares foram reduzidas ou canceladas para respeitar o isolamento social. Sabendo disso e visando continuar com as atividades do projeto Vôlei em Rede para os alunos do Núcleo Guaratuba/PR, a professora Cássia Melchioretto propôs – via Whatsapp – a seus alunos e voluntários, que produzissem vídeos com exercícios e técnicas de voleibol para “agitar” a quarentena. Paralelamente, em março de 2020 (com premiação em outubro), válido em 8 cidades do estado do Paraná, iniciava o “RPC Game: é hora de virar o jogo”, um evento do Instituto GRPCOM em parceria com a RPC, com o objetivo de reconhecer e premiar estudantes, escolas e representantes da comunidade que fazem a diferença nesse momento de tantas incertezas e dificuldades.
Foi então que, sabendo da competição que estava por vir, a professora inscreveu um grupo de alunas voluntárias (que auxiliam durante as aulas e eventos) do projeto Vôlei em Rede sediado no Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra e seus vídeos criados durante a pandemia no programa. Por todo o empenho e dedicação, além da grande quantidade de conteúdo produzido, a equipe do Vôlei em Rede, Núcleo Guaratuba, conquistou a isegunda colocação. Com inscrição realizada em março, o RPC Game teve seu resultado divulgado no dia 1º de outubro e contou com os projetos Óleo Solidário (Rio Branco do Sul) e Ligando Gerações (Cianorte) além do Vôlei em Rede. Segundo Cássia, as atividades não foram desenvolvidas pensando no prêmio, mas sim no bem-estar de alunos e alunas: “estamos desde a paralisação das aulas produzindo esses vídeos com sugestões de brincadeiras, atividades físicas e exercícios de aprendizagem dos fundamentos do vôlei. Todas sugestões de atividades que os alunos pudessem fazer em casa, sozinhos ou com seus familiares, pois nossa preocupação era manter os alunos fisicamente ativos e, também, manter a interação entre eles”. A premiação, portanto, foi a “cereja do bolo” desta série de ações que, inclusive, contribuem para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da ONU, Saúde e Bem-estar.
[caption id="attachment_12197" align="alignleft" width="300"] Foco das atividades desenvolvidas pelo Núcleo Guaratuba/PR durante a pandemia está em manter as atividades físicas mesmo longe das aulas[/caption]
As voluntárias Jornada Massonette, Letícia Gabriela Cordeiro e Helena da Silva foram as três inscritas no RPC Game e todas relataram surpresa com a proporção que as ações tomaram: “Fico muito surpresa de termos chegado onde chegamos, eu não esperava que nossa ação tivesse toda essa visibilidade, e ao mesmo tempo estou imensamente feliz, pois fizemos isso sem esperar nada em troca, até porque eu adoro fazer os vídeos, pois eles unem duas coisas que eu amo muito, que é ser voluntária e o vôlei”, contou Letícia. As reuniões via Google Meet somaram dezenas de horas, que contaram com planejamento, execução e divulgação das ações, além do tempo desprendido para gravar e editar todas as atividades propostas. A aproximação virtual foi de grande valia para todos e todas, que puderam manter a prática esportiva ativa e, ainda, incentivar outros alunos e alunas do projeto a continuar com as atividades em casa. Por reunir não só alunos e alunas, mas toda a comunidade em torno da prática esportiva, mesmo que em casa, as ações do Núcleo Guaratuba do projeto Vôlei em Rede foram merecidamente premiadas pelo RPC Game! Parabéns à professora, alunos e alunas, voluntárias e toda a comunidade escolar pela autonomia das ações e por promover todo o envolvimento para alcançar este objetivo!
Fotos: divulgação IC e RPC
Parceiros Institucionais: Delírio Tropical, UPTIME, Stone e Sextante
Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Estado do Paraná, e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, as empresas Klabin, Colégio Positivo, Itaú, Bosch, Rumo, Unimed Curitiba, Stone, Condor, Previsul, Peróxidos Brasil, Comerc, Berneck, Alltech, Alfama, Arotubi, Elejor, Vianmaq e Itambé.