Núcleo Guaratuba/PR destaca a importância da leitura em atividade divertida
[caption id="attachment_11571" align="alignleft" width="300"] Concurso O Bom Leitor visa estimular o hábito da leitura nos alunos[/caption]
Durante os meses de outubro e novembro, a professora do Núcleo Guaratuba/PR, Cássia Melchioretto, organizou para os seus alunos do projeto Vôlei em Rede o concurso O Bom Leitor. Todos os anos – se possível próximo ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, a professora busca realizar ações que incentivem a leitura por acreditar que esse simples hábito contribui muito para o desenvolvimento da garotada. Ao todo, participaram 24 alunos, que concorreram a livros e a uma maleta especial de leitura (prêmio do primeiro lugar) ao se envolverem em diferentes atividades. Todos receberam marca-páginas personalizados.
[caption id="attachment_11573" align="alignright" width="300"] Crianças e adolescentes concorreram a livros e a uma maleta de leitura[/caption]
“Sempre falo para eles que toda leitura, além de ser válida, é também necessária. O incentivo à leitura faz parte das conversas diárias com os alunos, pois acredito que o livro estimula a imaginação e desperta o conhecimento”, contou a professora Cássia. O concurso aconteceu paralelamente ao projeto de leitura do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, sede do Núcleo Guaratuba, que mobilizou toda a comunidade escolar a dedicar uma aula por semana exclusivamente para a leitura.
Nesse ano, os alunos do projeto Vôlei em Rede acumularam pontos na carteirinha do Compartilhar Fidelidade por atividades relacionadas à leitura – entre elas, tirar fotos participando do Dia de Leitura do colégio, lendo o livro diariamente, ou até mesmo bater uma foto criativa. A criação de uma redação, música, poesia ou vídeo em torno de uma lição aprendida em um livro foi o que mais rendeu pontos. O Compartilhar Fidelidade é uma ação complementar do Instituto Compartilhar que incentiva ações positivas no dia a dia da garotada e premia, no final do ano, os alunos que mais se destacaram.
[caption id="attachment_11575" align="alignleft" width="300"] As alunas destaque foram Jordana Massonette (embaixo, no meio), Fernanda Martins (embaixo, à direita) e Letícia Cordeiro (à esquerda)[/caption]
A aluna vencedora do primeiro lugar, Jordana Massonette, 16 anos, da categoria Vôlei, fez uma poesia sobre o que aprendeu nessa atividade: “A lição que eu levo deste livro é que não se deve gastar energia com coisas irrelevantes”, contou. Para a voluntária Fernanda Martins, o mais importante não foi o prêmio nem a criatividade nos desafios, mas sim o que aprendeu e como esse concurso acrescentou em sua vida. Assim como o voleibol, os livros são uma das paixões da professora Cássia. Em 2016, esse amor foi o passo inicial para a idealização da Biblioteca Núcleo Guaratuba – Ler é tão bom quanto jogar – que, desde então, conta com um acevo de livros de esporte e de histórias de superação para que as crianças e adolescentes possam desfrutar.
O Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU e ajuda a construir um futuro melhor para as próximas gerações por meio da prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Fotos: Divulgação IC.
Parceiros Institucionais: Uptime, Stone, Sextante e Delírio Tropical.
Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Estado do Paraná, Itaipu e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Klabin, Grupo Positivo, Stone, Condor, Previsul, Peróxidos Brasil, Comerc, Berneck, Altech, Elejor, Vianmaq e Itambé.