Área restrita SIGIC

28/09/2024

O Núcleo Conceição, em Diadema/SP, do projeto Vôlei em Rede, teve uma semana movimentada e recheada de atividades especiais. O período começou com a visita técnica do gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento (Nando), e do analista de projetos e coordenador dos núcleos de São Paulo, Alexandro Martins, no dia 26 de setembro.

Na oportunidade, eles entregaram o moletom do uniforme para o professor e dois banners de identificação do projeto. Além disso, verificaram a estrutura do local bem como a demanda de reposição de material que é disponibilizado pelo Compartilhar para a realização das aulas.

Os representantes do Compartilhar também acompanharam as aulas ministradas pelo professor do núcleo, João Batista do Nascimento. “Foi possível observar que todos os envolvidos nas aulas do núcleo são muito participativos e gostam do projeto, o que é muito positivo e nos mostra sua importância para a sociedade”, disse Alexandro Martins.

Para o professor, a presença do gerente executivo e do coordenador do Compartilhar é fundamental. "Além da satisfação de recebê-los, a visita nos dá uma visão clara do nosso trabalho, como está sendo desenvolvido e o que precisamos ajustar. Seguir a proposta do Instituto é gratificante, pois promove um aprendizado rápido e eficiente para os alunos. Essas visitas nos ajudam a corrigir erros e permitem à coordenação avaliar nosso progresso. A parceria é muito positiva, com constante qualificação da equipe e ajustes necessários nos materiais. Que essa parceria continue, para que possamos impactar ainda mais crianças e jovens", disse João.

Na ocasião, ele também ensinou seus alunos o sistema de jogo 5x1 pois ambas as turmas participariam no final da semana (28 de setembro) de um grande festival no Ginásio Ayrton Senna. “O evento reúne todas as escolas e projetos de vôlei da cidade e é uma oportunidade para que os alunos possam interagir, trocar suas experiências com times mistos entre todos os projetos que ensinam o esporte fazendo com que eles conheçam e discutam situações com colegas diferentes do local onde fazem aula. Além disso, eles acabam levando o projeto seus aprendizados e conhecem ainda mais a relevância do voleibol que é a segunda modalidade mais praticada em nosso município”, explicou o professor do núcleo.

“Minha experiência foi muito boa porque eu consegui aprender muito com esse festival, foi muito melhor competir no festival do que aqui nos treinos porque a gente conseguiu aprender mais com as outras pessoas que não eram do nosso time e que não fazem parte da nossa categoria”, disse Felipe Agostinho Silva, de 14 anos, aluno da categoria Vôlei no núcleo.

“Para mim foi muito gratificante e legal, teve muita torcida, jogos que fluíram. Além disso, foi boa a interação com outras pessoas que a gente não conhece e conseguir se enturmar com elas”, completou Sabrina Ferreira Esteves, de 12 anos, aluna o Mini 3x3 no núcleo.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede Núcleos Diadema: Prefeitura de Diadema; Volvo Lapônia e Instituto Stone via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.