Área restrita SIGIC

28 de fevereiro

O ano de 2023 começou com a entrada de seis novos professores de educação física nos núcleos do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro/RJ e em Campinas/SP. Eles foram indicados pelas Secretarias Municipais de Educação – parte das responsabilidades dos Municípios no Acordo de Cooperação Técnica assinado com o Instituto Compartilhar - para substituir professores que se aposentaram ou, por outros motivos, deixaram o projeto.

Para ministrarem as aulas do projeto, esses professores passam por um processo de credenciamento no qual conhecem um pouco mais da entidade com seus princípios e histórico de mais de 15 anos, da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e do planejamento das aulas. Tal processo, conduzido pelos coordenadores do Compartilhar vinculados aos núcleos em que o professor irá atuar, tem por objetivo explicar quais são os diferenciais do ensino e a abordagem do esporte com valores focado no desenvolvimento humano.

“É uma etapa importante no desenvolvimento da Metodologia, pois é por meio dele que mostramos as adaptações que realizamos nas aulas para facilitar o aprendizado e, desta forma, dar maior satisfação para as crianças. São nesses encontros que também percebemos a motivação dos professores e a realidade em que o núcleo se encontra e com base nisso, pensamos em ações para atender todas essas expectativas”, destaca o analista de projetos do Instituto Compartilhar e coordenador dos núcleos do estado de São Paulo, Alexandro Martins.

"Fazer parte do Vôlei em Rede está sendo um grande e prazeroso desafio para mim. Sou um professor em início de carreira e não tenho muita experiência com o voleibol, porém rapidamente me identifiquei com a metodologia e com os valores do projeto. Desde o início tenho recebido bastante suporte do Instituto Compartilhar, que me forneceu um material didático bastante intuitivo e, na pessoa do coordenador Alexandro, tem me dado assistência contínua em todas as dúvidas que pintam neste primeiro momento”, conta o novo professor do Núcleo São Marcos em Campinas/SP, Samuel Ribeiro dos Santos Neto.  

A capacitação é conduzida de maneira primeiro de maneira online e depois presencial englobando todos os possíveis cenários que o professor pode encontrar em aula e que acabam por contribuir também com o seu trabalho além do projeto. “Eu ganhei bastante segurança para trabalhar com o esporte e, inclusive, consegui aproveitar muitos elementos nas minhas aulas regulares de Educação Física. Estou ansioso para conhecer pessoalmente toda a equipe e os demais professores do projeto. Sou muito grato ao instituto e à gestão da minha escola por terem me proporcionado a oportunidade de fazer diferença na vida da molecada. Estou aprendendo as coisas dia após dia, mas já pude ver a alegria no rosto dos alunos e mudanças de atitude sutis, mas muito valiosas, que só o esporte pode trazer", completa Samuel.

Além dele, novos professores do Núcleo Irajá e Guadalupe, que irão substituir professores que vão deixar o projeto, e professores dos novos núcleos Acari e Inhoaíba que iniciam suas atividades em 2023, ambos no Rio de Janeiro/RJ também participam do credenciamento feito pelos coordenadores do Instituto Compartilhar 

Além dele, cinco novos professores começam este ano nos Núcleos Rio de Janeiro/RJ do projeto Vôlei em Rede. Aline Vale e Juliana da Silva Camilo, vão substituir os professores anteriores nos núcleos Irajá (E.M. Rosa Bettiato Zattera) e Guadalupe (E.M. Rosa Klabin), respectivamente, enquanto os núcleos Acari (E.M. Jornalista e Escritor Daniel Piza) e Inhoaíba (E.M. Professor Augusto José Machado) iniciam suas atividades com os professores Vitor Ventura de Moraes e Leonardo Candido da Silva. Todos eles estão participando do credenciamento com os coordenadores do Instituto Compartilhar, Katia Keller e Renata Regis, entre os dias 28 de fevereiro e 17 de março. A parte presencial do credenciamento está prevista para acontecer em abril com a visita técnica dos coordenadores ao Rio de Janeiro.

 “O credenciamento é fundamental para que, desde o início, os novos professores utilizem todo o potencial da Metodologia Compartilhar.  Eles aprendem sobre o projeto, de como funciona a nossa metodologia e que não existe certo ou errado com algumas coisas no voleibol. A ideia é passar isso para eles e depois, juntamente com os professores mais antigos do projeto, proporcionar uma troca de experiência para fortalecer essa metodologia”, disse a coordenadora do Instituto para os Núcleos do Rio de Janeiro, Katia Keller.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede são:

- Núcleos Campinas/SP: Prefeitura Municipal de Campinas, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, via Lei de Incentivo do Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata e o apoio da Sanasa.

- Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, além da Stone, Enauta, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.