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27/02/2024

O mês de fevereiro foi marcado por muita alegria e diversão para os alunos do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro/RJ. Depois das férias de verão eles puderam retornar às atividades em quadra e matar saudades do esporte e dos seus colegas.

As aulas de 2024 iniciaram de acordo com o calendário de cada uma das escolas municipais, onde funcionam os núcleos da cidade. Sendo assim, os primeiros núcleos a receberem seus alunos foram Quintino, Ramos e Ricardo de Albuquerque no dia 19 de fevereiro. Já os núcleos Irajá, Guadalupe, Leblon, Marechal Hermes e Vigário Geral retornaram no dia 27 de fevereiro.

“O ano começou de uma maneira fantástica porque todos os alunos que faziam aula no ano passado já se rematricularam e a procura de alunos novos tem sido muito grande, mesmo sem fazer nenhuma propaganda. O vôlei já está consolidado na escola com mais de sete anos de atuação do projeto e estamos com uma grande expectativa de ter quase 100% das vagas preenchidas e poder realizar um bom trabalho novamente”, contou o professor Rafael Oliveira de Melo, do Núcleo Leblon.

Procura que reflete na expectativa dos alunos pelo retorno às quadras. “Os alunos estavam muito ansiosos e desde o início das aulas na escola eles já perguntaram do projeto e ficaram muito felizes em poder praticar o esporte que eles aprenderam a amar no projeto Vôlei em Rede”, completou o professor.

Para a Maria Luiza Jesus, de 13 anos, aluna da categoria Vôlei do Núcleo Marechal Hermes, o retorno das aulas foi muito positivo. “Para mim o dia de hoje foi incrível, a aula foi muito boa e desejo que todas as outras ao longo ano sejam assim. Eu estava com muitas saudades de jogar vôlei porque quando começamos a praticar um esporte e a gostar dele, ficamos mesmo com saudades. Eu pensei no projeto durante todas as minhas férias”, explicou.

Saudade essa que também foi sentida pela Ana Clara Vieira de Souza, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei no Núcleo Marechal Hermes. “Fiquei as minhas férias toda me perguntando como poderia praticar o esporte porque eu não tenho uma bola e a escola é o único lugar onde tenho a oportunidade de jogar vôlei. Então o retorno às aulas está sendo maravilhoso”, contou.

Ela também falou da mudança que o projeto proporcionou em sua vida. “Antes eu nem gostava de vôlei, mas o projeto me mostrou o meu potencial, que eu nem sabia que tinha, fez eu me destacar e gostar cada vez mais do esporte. Aqui eu me sinto em casa e está sendo ótimo. Depois que a gente começa a praticar um esporte a gente não quer mais parar e aqui na escola a gente está nessa vibe de querer o vôlei. Se pudesse a gente tinha vôlei de segunda a sexta, mas a gente só tem duas vezes na semana”, disse.

Depoimentos que reforçam a importância e relevância do projeto para as comunidades escolares onde estão inseridos. “Antes mesmo de começar a primeira atividade do projeto, os alunos estavam procurando por informações e querendo se matricular, o que já levou a completar praticamente todas as vagas da maioria das minhas turmas. Com isso, o início de aula foi muito animado, com atividades de coordenação motora e habilidade para correr, saltar, segurar a bola que a gente vai trabalhar ao longo do ano. Eles estão muito empolgados, assim como seus responsáveis que também estão muito felizes em ter conseguido a vaga para o filho que já conheciam o projeto antes mesmo de matricular eles na escola, talvez pelas redes sociais. O que mostra como foi produtivo o primeiro dia de aula e foi bem bacana ver eles conseguiram superar seus medos e insegurança de jogar na quadra grande”, contou o professor Alexandre Almeida, do Núcleo Ricardo de Albuquerque.

Já o aluno Claudio Eduardo Costa, de 14 anos, aluno da categoria Vôlei do Núcleo Marechal Hermes falou da importância do projeto Vôlei em Rede para o seu desenvolvimento. “Gostaria de expressar minha imensa gratidão por fazer parte desse incrível projeto que me deu a oportunidade de praticar o esporte e proporciona uma experiência maravilhosa repleta de aprendizado, diversão e novas amizades. Agradeço a toda a equipe pelo empenho em proporcionar um ambiente acolhedor e motivador onde eu posso me desenvolver tanto no esporte quanto como pessoa e que tem trazido alegria e mentalidade para minha vida, além de fortalecer minha saúde física e mental. Eu estou verdadeiramente grato por todo o apoio, orientação e camaradagem que tem recebido nesse no projeto que possamos continuar compartilhando momentos incríveis juntos e pelo espírito esportivo, muito obrigado por tudo”, disse.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.