Área restrita SIGIC

10/10/2023

Nessa terça-feira (10) os alunos do projeto Vôlei em Rede – Núcleo Pitanga/PR receberam no local de suas aulas (Colégio Estadual Dom Pedro I) seus colegas do Núcleo Guarapuava/PR. A visita faz parte da programação do Festival Interagindo, um evento com muitos jogos de vôlei e que proporciona a interação e socialização entre crianças e adolescentes de diferentes realidades.

Somando os dois núcleos, participaram do encontro 110 alunos, além de 40 pessoas entre voluntários, professores e funcionários das escolas que ajudaram a organizar as quadras e as atividades envolvendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 15 (Vida Terrestre). “Teve uma palestra que falava sobre as ODS comunicando para as pessoas que devemos cuidar do nosso planeta para que a gente não fique sem água, moradia, comida e etc. Eu adorei a experiência”, contou Gabriella Miler Mariano, de 11 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Guarapuava.

Entre os voluntários que ajudaram nas atividades estavam ex-alunos do projeto no Núcleo Pitanga, como o Gean Alves Velozo. “É muito gratificante para nós, que já participamos do projeto, ver novos talentos se formando. Saber que já passamos por essas quadras e agora estamos ajudando eles é incrível”, destacou.

Ao final, todos interagiram e participaram de muitas partidas de vôlei. “O meu time perdeu, mas não tem problema, afinal nós perdemos, ganhamos e assim vai. Esse é meu primeiro jogo de vôlei com pessoas de fora e o dia foi muito importante para mim. Eu nunca vou esquecer como também nunca imaginei que um dia eu estaria aqui jogando”, disse Soraya Luciely Rodrigues Kuster, de 11 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Pitanga.

Um dia que ficará na memória de todos, como conta Ana Laura Bonfim Volf, de 12 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Guarapuava. “Esse foi meu primeiro festival e, como a primeira impressão que fica, eu gostei muito. Achei muito interessante a palestra sobre Saúde e Meio Ambiente, que faz parte dos ODS, e os jogos para mim foram perfeitos. Amei a organização e foi uma experiência perfeita, quero mais Festivais Interagindo”, disse.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.